top of page

Acadêmicos do Curso de Direito da URI realizam doação ao Presídio Estadual de Santiago

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 5 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

A ação social, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, entregou kits de higiene e livros às detentas do PESan

Foto: Nucom Uri Santiago

No dia 22 de março, os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, realizaram uma ação social alusiva ao Dia Internacional da Mulher, por intermédio do Escritório de Práticas Jurídicas (EPJUR). A ação aconteceu por meio da entrega de kits de higiene e livros, às detentas, do Presídio Estadual de Santiago (PESan). 


Os materiais foram montados a partir de doações arrecadadas no trote solidário e com verbas provenientes da realização de brechó solidário.


Na oportunidade, o Vice-Diretor do PESan, Cledir Pies, egresso do Curso de Direito da URI, possibilitou uma conversa informal, seguida de visita técnica, pela qual os alunos conheceram o interior do presídio, do albergue e da empresa que lá funciona,. Os estudantes foram acompanhados pelas docentes, Profª Barbara Alves Saikoski e Profª Lidiane Locateli Barbosa, pela assessora jurídica Nathália Carvalho Minosso e pela técnica administrativa Amanda do Carmo Campos.


Na ocasião, os acadêmicos receberam informações sobre organização, estrutura, funcionamento e rotina da Instituição, além de conhecerem de perto a dinâmica de funcionamento do estabelecimento prisional. Com base nisso, foi oportunizado que os alunos participantes da atividade, conversassem com a assistente social e com a advogada penitenciária, as quais conduziram a visita e relataram as maiores dificuldades enfrentadas pela instituição, assim como responderam aos questionamentos dos acadêmicos no decorrer da ação.


O Diretor, ainda, apresentou os projetos sociais desenvolvidos na casa prisional, os serviços prestados pelo Estado, bem como o conhecimento das condições de habitação das galerias, pavilhões e demais estruturas de ocupação dos apenados, contribuindo de forma relevante com a formação teórica e prática dos discentes do curso de Direito.


A ação social e a visita técnica realizadas são consideradas ferramentas didáticas hábeis e diferenciadas no processo de formação profissional e cidadã dos participantes, que demonstra o engajamento da URI com a comunidade regional.


Texto: Nucom Uri Santiago

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page