Após alagamentos, administração municipal de Mata decreta situação de emergência
Na última sexta (15/03), o município registrou o acumulado de 200mm em apenas duas horas
Na tarde da segunda-feira (18/03), o prefeito do município de Mata Rogério Kuhn, e o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Luciano Weber, receberam o 1º Tenente Ivan Flores da Rosa, representante da Defesa Civil Estadual, para avaliação das condições locais e ajuste de documentos necessários para reconhecimento de situação de emergência, em razão de inundações decorrentes de grande volume de chuva que atingiu o município na última semana.
De acordo com o Prefeito Rogério Kuhn:
“A administração municipal está adotando medidas, dentre as quais projeto e pedido, os quais já se encontram em trâmite anterior, de autorização ambiental de desassoreamento do córrego que corta a cidade e cobrança da CORSAN para desentupimento e reparos em redes de drenagem danificadas na área urbana, com o intuito de minimizar os impactos de grandes quantidades de chuva, eventos que vem ocorrendo cada vez com maior frequência”. declarou.
O município foi duramente afetado pelas fortes chuvas na manhã de sexta-feira (15/03), resultando na elevação de córregos e no alagamento de ruas, especialmente nas áreas mais baixas do centro. Residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo a prefeitura foram impactados pelas águas. Além disso, a ponte que conecta Mata a São José sofreu danos, resultando na interrupção do trânsito na região.
O prefeito Rogério Kuhn relatou que a intensidade da chuva, em duas horas, excedeu significativamente as expectativas atingindo mais de 200 milímetros, enquanto apenas 12milímetros eram esperados. Ele descreveu a chuva como tão intensa que parecia ser água despejada de um balde. Mas destacou que felizmente, o evento ocorreu durante o dia, o que facilitou os esforços de resposta.
Komentar