top of page

Após duas ondas de frio, RS tem previsão de veranico durante uma semana

Temperaturas até 7ºC acima da média do período devem se estender até 25 de julho no estado

Um veranico deve chegar ao Rio Grande do Sul a partir quinta-feira (18), rompendo as duas ondas de frio em sequência, que despencaram as temperaturas do estado, trazendo geadas e mínimas negativas.


Com isso, as máximas ficarão elevadas em até 7ºC no estado comparadas com as médias habituais para esse período (veja a previsão do tempo abaixo).


"Veranicos ocorrem quando está atipicamente quente há mais de quatro dias em pleno inverno ou mesmo durante o outono – é um período de temperaturas acima da média, de tempo seco e pouca chuva, que ocorre algumas vezes na Região Sul do país", explica Patrícia Cassoli, da Climatempo.

O fenômeno está associado a um bloqueio atmosférico que se forma na faixa central do país. Com isso, uma massa de ar quente permanece sobre diversos estados do país, como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


"Esse movimento favorece o aumento das temperaturas e impede a formação de grandes nuvens de chuva, além de bloquear o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil", detalha o meteorologista Guilherme Borges.

No estado, o impacto do veranico pode resultar em máximas na Região Norte e na Fronteira Oeste entre 5ºC e 7ºC acima da média habitual para o período. Já na Fronteira Sul, Região Central e Nordeste do estado, as temperaturas devem ficar elevadas entre 3ºC e 5ºC.


Previsão do tempo


Nesta quinta-feira (18), o tempo deve permanecer firme em todo o Rio Grande do Sul. O sol deve predominar entre nuvens em boa parte das regiões. A massa de ar polar começa a perder força, no entanto há a possibilidade de neblina na região da Campanha, nos Vales e no Noroeste. Em Santo Ângelo, na Região Noroeste, a temperatura deve variar 15ºC. A mínima prevista é de 8ºC. Já a máxima, 23ºC.


Na sexta-feira (19), a previsão é de tempo firme. O sol deve aparecer com variações de nebulosidades. Também não há previsão de chuva em nenhuma região do estado. Uma nova frente fria se forma no Uruguai, que não deve se deslocar ao RS. Esse fenômeno deve elevar ainda mais as temperaturas no estado. Há possibilidade de neblina nos Vales e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na capital, a máxima prevista é de 22ºC.


Já no sábado (20), o tempo permanece estável no estado. As temperaturas têm uma leve queda, comparadas ao dia anterior. Há previsão de nevoeiro em áreas da Campanha gaúcha e na Região Metropolitana da capital. No Alegrete, na Fronteira Oeste, a mínima prevista é de 15ºC, enquanto a máxima deve atingir 23ºC.


Fonte: G1 RS

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page