top of page

Após reforma, Estação do Conhecimento reabrirá ao público a partir do próximo dia 24

Com investimento de R$ 400 mil, o prédio foi restaurado, incluindo telhado, portas, janelas e fiação elétrica

Foto: Márcio Brasil

A Estação do Conhecimento em Santiago será reinaugurada no dia 24 de maio, após uma reforma completa realizada pela Secretaria de Educação.


Com investimento de R$ 400 mil, o antigo prédio da Estação Ferroviária foi restaurado, incluindo telhado, portas, janelas e fiação elétrica.


O local se tornou um centro de cultura e memória ferroviária, com lançamentos de livros, exposições e visitações. Além disso, a reinauguração marcará a abertura do Museu da Cultura Gaúcha, estruturado na antiga Estação Café.


A iniciativa resgata a importância histórica da estação e oferece à comunidade um espaço cultural e educativo. A partir dessa reinauguração, o Departamento de Cultura da SMEC volta a funcionar no local.


História


Inaugurada na década de 1930, a antiga Estação Ferroviária de Santiago representou um verdadeiro avanço para a cidade. Com a chegada dos trens de passageiros e de carga, ocorreu um significativo desenvolvimento econômico, impulsionando o trabalho das famílias ferroviárias e a instalação de unidades militares no município.


No entanto, a logística ferroviária teve seu declínio a partir da década de 1990, levando ao fechamento de várias linhas que passavam por Santiago. A Estação Ferroviária encerrou suas atividades e o prédio permaneceu abandonado por muitos anos. Em 2011, a Prefeitura inaugurou lá um centro de cultura e memória, com o nome de Estação do Conhecimento, recebendo milhares de visitas e sendo ponto de lançamentos de livros, exposições e outras.

 

Texto: Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago

0 comentário

Kommentare


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page