Calor deve bater recordes nos próximos dias; RS volta a entrar em alerta para temporais
Fim de semana pode ter temperaturas mais altas da história em várias cidades

A quinta-feira (21) marca o início de uma alta ainda maior nas temperaturas em praticamente todo o Brasil. Com os termômetros já muito acima do normal para esta época do ano, no fim de semana eles deverão subir ainda mais e chegar a bater recordes. O oposto acontecerá no extremo Sul do país.
O Sul vai ser a região do país onde as nuvens estarão carregadas. O Rio Grande do Sul voltou a ter alerta soado para temporais e enchentes principalmente nas regiões Sul e Oeste do estado, mas a região metropolitana da capital Porto Alegre e o litoral gaúcho também verão chuvas. As nuvens se estenderão até o Sul de Santa Catarina. Já o Norte catarinense e o Paraná sentirão a influência do calor que assola todo o país.
O motivo do calor excessivo é uma alta pressão que se formou no centro do país e está impedindo que as nuvens cheguem por lá. Como resultado disso, o calor está muito mais forte que o normal para o inverno – que termina neste sábado (23) – e a umidade também alcança níveis muito baixos durante a tarde.
No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro poderão bater recordes de temperatura no domingo, com 38°C e 41°C, respectivamente, e o clima será totalmente seco. Poderá haver uma brisa fria no início das manhãs na região da Grande São Paulo por conta da frente fria que está no mar e atinge mais o litoral do estado, mas nada que provoque chuvas.
Nada de chuvas também para o Centro-Oeste, que poderá ver Cuiabá chegar a incríveis 43°C – a máxima nas últimas semanas foi de 41°C. Goiânia e Campo Grande também terão temperaturas próximas dos 40°C.
O Nordeste se dividirá entre o fortíssimo calor no interior e as temperaturas relativamente amenas no litoral, mas sem previsão de chuvas.
Já o Norte terá pancadas de chuva em praticamente toda a extensão da Amazônia, mas o calor vai ser muito forte e vários estados terão termômetros se aproximando dos 40°C.
Comments