Ciclone extratropical: cerca de 180 mil clientes ficam sem luz no RS
- GNI Notícias Integradas
- 13 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Cidades mais atingidas na área da CEEE Equatorial são Pelotas (60 mil clientes), Rio Grande (28 mil), São José do Norte (15 mil) e Jaguarão (10 mil). RGE diz que problema mais grave é na Região Norte do estado

Quase 180 mil moradores do Rio Grande do Sul estão sem luz nesta quarta-feira (12) por conta da formação de um ciclone extratropical sobre o estado. São 33,5 mil clientes da Rio Grande Energia (RGE) e 144 mil da CEEE Equatorial até a última atualização desta reportagem, conforme as concessionárias.
Cidades de várias regiões sofreram com os impactos das fortes chuvas. Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado deve ser atingido um novo ciclone extratropical na quarta-feira. Todo o território do estado está sob alerta. A rede estadual, assim como prefeituras e universidades, suspendeu as aulas devido à previsão.
Desde o fim da tarde de quarta, está em vigência um alerta da Defesa Civil do RS para enxurradas e inundações gradativas em todo o estado. O alerta é válido até as 17h de quinta-feira (13).
Segundo a CEEE Grupo Equatorial Energia, as cidades mais atingidas são Pelotas (60 mil clientes), Rio Grande (28 mil), São José do Norte (15 mil) e Jaguarão (10 mil). Equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia.
Os canais de atendimento da companhia são o WhatsApp, pelo telefone (51) 3382-5500, ou por ligação, no telefone 0800 721 2333. Também é possível enviar SMS para o número 27307 com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.
Na área de concessão da RGE, a maior parte dos clientes atingidos mora na Região Norte do RS. Segundo a companhia, a chuva forte e o vento intenso que chegaram ao estado nesta quarta causaram queda de galhos e árvores de grande porte que danificaram a rede da concessionária. Equipes da companhia estavam mobilizadas na noite de quarta para restabelecer o fornecimento aos clientes atingidos.
A empresa alerta para que clientes não toquem em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação é acionar a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento. Clientes podem entrar em contato por SMS (enviando mensagem com o código que consta na conta de energia elétrica para o número 27350), por WhatsApp, no telefone (51) 9 9955-0002 ou no call-center da empresa, no telefone 0800- 970-0900.
Comments