top of page

Com apenas 9 anos, santiaguense é destaque no xadrez no Paraná

Alberto Rodrigues de Almeida já acumula 21 medalhas conquistadas em competições, sendo 10 de ouro

O santiaguense Alberto Rodrigues de Almeida, tem apenas 9 anos e já é destaque nacional em uma modalidade de esporte pouco popular entre os jóvens, o xadrez.


Filho de Henrique Taschetto de Almeida e Milena Galvani Rodrigues de Almeida, o pequeno foi residir em Ponta Grossa no Paraná em 2021 com os pais, durante a pandemia da COVID 19 quando as aulas encontravam-se no modelo remoto.


No ano seguinte, quando o ensino retornou de forma presencial, Alberto estudava em uma escola municipal e a professora de educação física apresentou a ele o jogo de xadrez.

Segundo a mãe, ele sempre gostou de jogos de tabuleiro e já conhecia as peças e movimentos delas.


"Foi quando a professora convidou ele para participar da equipe de xadrez da escola e ele já começou a treinar em agosto de 2022." conta Milena.

Com apenas alguns dias de treino e aos 7 anos de idade, Alberto participou da sua primeira competição, no mês de setembro de 2022, o Circuito Municipal de Xadrez de Ponta Grossa, ficando em 13° lugar.


Já no mês seguinte, participou com a equipe da escola dos Jogos Estudantis Municipais, e alcançou o resultado individua de 4° lugar. Em novembro do mesmo ano, alcançou o 5° lugar na terceira etapa do Circuito de Xadrez Paranaense - Edição Princesa Isabel U08 - U12.


Apesar de começar com resultados modestos, Alberto mostrou muita determinação e foi convidado a treinar junto com o professor no Colégio Integração, escola esta que ofertou uma bolsa para que o garoto estudasse no ano de 2023 na escola e com isso também passou a fazer parte da equipe de xadrez.

No ano passado ele começou a se destacar em competições regionais e estaduais. Já com 8 anos, ele participou de uma série impressionante de eventos, conquistando múltiplos primeiros lugares, incluindo o JEM – Jogos Estudantis Municipais de Ponta Grossa na qual a equipe também conquistou o 1° lugar.


Outras etapas importantes no Estado são as etapas do Circuito SESC de Xadrez, que além várias conquistas de 1° lugar ao final do ano ficou em 4° geral no Estado. Ao todo em 2023 ele conquistou 25 medalhas e 1 troféu de prata, conforme quadro abaixo.

Sua consistência e desempenho decorridos no ano passado o possibilitou uma bolsa de incentivo denominada de PRATA DA CASA, ofertada pela Prefeitura de Ponta Grossa para que o mesmo jogue representando o município nas competições de xadrez, as quais já tiverem início neste ano de 2024


Alberto carrega consigo nas competições não só a bandeira de Ponta Grossa, mas devido ao amor por Santiago, leva a bandeira da cidade em que nasceu. No ano de 2023 ficou conhecido também por utilizar um chapéu vermelho, este ano trocou o chapéu por um boné com sua logo.


Atualmente possui um Instagram, @ALBERTINHO2015, onde faz postagens de suas participações nos jogos e muitas vezes vídeos ensinando um pouquinho sobre o xadrez. Ele pede para quem puder seguir, curtir e compartilhar, quem sabe inspira e auxilia outras crianças a gostarem e jogarem xadrez.

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page