Criança de 4 anos é a 20ª vítima de dengue no estado em 2023
A morte ocorreu em 15 de abril, em Lajeado, no Vale do Taquari
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, na manhã desta sexta-feira (5), a vigésima morte por dengue no estado em 2023.
O óbito foi de uma criança de 4 anos de idade em Lajeado, a cerca de 115 quilômetros de Porto Alegre. A morte ocorreu em 15 de abril, mesmo dia em que a família do menino procurou atendimento no Hospital Bruno Born, no município do Vale do Taquari. Contudo, a confirmação do óbito ocorreu apenas nesta sexta-feira por parte do governo do estado.
De acordo com o painel de monitoramento da dengue, controlado pela SES, a cidade já teve 147 casos confirmados de dengue em 2023. Destes, 137 foram casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do estado. Outros 184 casos estão sob investigação no município.
A prefeitura de Lajeado segue com ações de combate ao mosquito, espalhando centenas de armadilhas para capturar os ovos do aedes aegypti, aplicando inseticida para eliminar mosquitos contaminados e fiscalizando residências em todos os bairros.
Segundo a prefeitura, as equipes da vigilância ambiental e epidemiológica já realizaram mais de 11 mil visitas este ano, encontrando 495 focos do mosquito. No Vale do Taquari, esta é a segunda morte por dengue confirmada pela SES em 2023. A primeira havia sido a de uma mulher de 33 anos, que morava em Encantado e também faleceu em 15 de abril.
Comentarios