top of page

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Santiago neste sábado (06/04)

Espetáculo será alusivo aos 140 anos da nossa cidade e ocorrerá a partir das 16h no Ginasião

Um espetáculo inédito e bastante emocionante vai tomar conta do céu de Santiago no próximo sábado, dia 06 de abril.


A partir das 16h, pela primeira vez na história, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido por Esquadrilha da Fumaça, fará uma demonstração de acrobacias espetaculares combinadas com muita destreza e perícia dos pilotos. O espetáculo será alusivo aos 140 anos da nossa cidade e ocorrerá no Ginásio Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto (Ginasião).


A Esquadrilha da Fumaça possui mais de 70 anos de história e mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e exterior. Originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.


Com as aeronaves North American T-6, eram executadas manobras de precisão como "Loopings" e "Tounneaux" com duas aeronaves. Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves e, finalmente, com quatro.


Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.


Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de "Esquadrilha da Fumaça". A primeira escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana. Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo.


A missão da Esquadrilha da Fumaça é realizar demonstrações aéreas, em âmbito nacional e internacional, a fim de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira. As aeronaves utilizadas nas apresentações são do tipo Super Tucano A-29. A partir de 2002, as aeronaves passaram a exibir as cores da Bandeira do Brasil.


A Força Aérea Brasileira (FAB) tem cerca de dois mil pilotos, mas apenas 14 deles fazem parte da Esquadrilha. É exigido, no mínimo, 1,5 mil horas de voo e 800 horas como instrutor, para depois realizar o curso na Esquadrilha da Fumaça, que dura em torno de 80 missões para fazer a primeira demonstração.


Fonte: Santiago News


0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page