EXCLUSIVO: Empresário Vander Guasso se manifesta pela primeira vez oficialmente; leia a nota
- Saimon Ferreira
- 19 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Nossa reportagem busca agendar uma entrevista exclusiva com o empresário para a noite desta quinta-feira (19/10)

A alguns dias nossa reportagem tentava contato com o sócio fundador do Grupo Guasso, empresário Vander João Guasso, para esclarecer as questões relacionadas a venda da gestão de seus supermercados e o por que das demissões em massa e fechamento de algumas lojas.
No final da manhã de hoje (19/10), através de uma nota oficial enviada pelo Advogado Marcelo Andreatta, do escritório Manfro e Andreatta Advogados, e assinada pelo empresário, Vander se manifestou oficialmente pela primeira vez.
O mesmo alega ter sido vítima de um golpe e que na data de ontem (18/10), após diversas ações judiciais tomadas, retomou a gestão dos negócios.
"Na realidade, o senhor Vander foi vítima de um golpe que está sendo apurado nas esferas civil e criminal, fato que o abalou profundamente. A partir de um conjunto de medidas judiciais adotadas foi possível, no dia 18.10.2023, dar o primeiro passo para reversão deste cenário com a retomada da gestão por parte do fundador." diz um trecho da nota.
No documento Vander também salienta que todas as decisões tomadas no período em que as empresas estiveram sob o comando do fundo de investimentos, foram de responsabilidade dos mesmos.
"Fundamental salientar que absolutamente todas as decisões administrativas, financeiras, trabalhistas e tributárias adotadas desde 03.07.2023 até o dia 18.10.2023 não foram tomadas pelo senhor Vander Guasso. Este, de boa-fé, convencionou a alienação das operações comerciais tendo em vista a disposição expressa dos adquirentes em assumir o passivo existente."
Em outro trecho, o empresário ressalta que a partir de agora está comprometido em retomar plenamente as operações comerciais com todos os fornecedores , empregados e clientes, e que um levantamento está sendo realizado para calcular os prejuízos causados.
"Neste sentido, reafirma-se a todos os nossos fornecedores, empregados e clientes que estamos integralmente comprometidos em retomar plenamente as operações comerciais da Guasso & Guasso.
Como primeira medida estão sendo levantados os prejuízos causados para decisão acerca das medidas que serão necessárias para honrar os compromissos e restaurar a confiança depositada em mais de duas décadas de muito trabalho." ressalta um trecho do documento.
Nossa equipe mantém contato com a assessoria do empresário e busca agendar uma entrevista exclusiva para a noite desta quinta-feira (19/10). Acompanhe nossas redes sociais que no decorrer da tarde traremos mais informações.
LEIA A NOTA NA INTEGRA
NOTA PÚBLICA
GUASSO SUPERMERCADOS
Viemos por esta nota pública informar que em razão de determinação judicial proferida nos autos do processo n. 5007448-76.2023.8.21.0064 pelo MM Juízo da 1a Vara Cível da Comarca de Santiago/RS foi retomada a gestão do Grupo Guasso & Guasso por parte de seu sócio fundador, Vander Guasso.
Na realidade, o senhor Vander foi vítima de um golpe que está sendo apurado nas esferas civil e criminal, fato que o abalou profundamente. A partir de um conjunto de medidas judiciais adotadas foi possível, no dia 18.10.2023, dar o primeiro passo para reversão deste cenário com a retomada da gestão por parte do fundador.
Fundamental salientar que absolutamente todas as decisões administrativas, financeiras, trabalhistas e tributárias adotadas desde 03.07.2023 até o dia 18.10.2023 não foram tomadas pelo senhor Vander Guasso. Este, de boa-fé, convencionou a alienação das operações comerciais tendo em vista a disposição expressa dos adquirentes em assumir o passivo existente.
O senhor Vander Guasso acreditou na assessoria e intermediação que uma empresa que gozava da sua confiança ao pactuar tal negócio com um suposto fundo de investimentos e uma instituição financeira.
Acreditou, de boa-fé e por orientação de uma empresa que, repita-se, tinha a sua confiança, que um fundo de investimento e uma instituição financeira teriam integridade e capacidade financeira suficientes para cumprir o contrato entabulado e honrar os compromissos existentes, nos precisos termos contratuais.
Infelizmente, isso não ocorreu. Ao contrário, inadimplemento contratual, inadimplemento aos fornecedores, esvaziamento do estoque e fechamento abrupto de operações comerciais deram ensejo à suspeita de que tal contrato era, na realidade, um golpe.
Visto o cenário e adotadas as medidas judiciais cabíveis, o Poder Judiciário em tempo interrompeu esta marcha delituosa, determinando a retomada das operações pelo sócio fundador.
Neste sentido, reafirma-se a todos os nossos fornecedores, empregados e clientes que estamos integralmente comprometidos em retomar plenamente as operações comerciais da Guasso & Guasso.
Como primeira medida estão sendo levantados os prejuízos causados para decisão acerca das medidas que serão necessárias para honrar os compromissos e restaurar a confiança depositada em mais de duas décadas de muito trabalho.
Finalmente, estamos confiantes de que com dedicação, muito trabalho e a resiliência que sempre nos caracterizaram, emergiremos mais fortes.
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional e comprometemo-nos a manter todos informados à medida que avançamos neste processo de reestruturação. Transparência e integridade guiarão nosso caminho.
Recebam, sinceramente, nossos cumprimentos.
Santiago, 19 de outubro de 2023.
Vander Guasso
GUASSO & GUASSO
Quase chorei de pena desse senhor! Agora ao invés de doarem moeda para o asilo ou outra instituição de caridade, doem para o Guasso. 🤣
ihhhh vai atrasar salario de novo agora
E o puxa saco dele no ferro agora kkkk
Parem de espalhar fofocas Sr Gausso estava devendo para muita gente a cidade sabe nao querem falar puxasacos
Quem não te conhece que te compre. antes de 03.07 já fazia pilantragem