top of page

Explosão rompe barragem de usina na Ucrânia e causa inundações

A explosão ocorreu na usina hidrelétrica de Nova Kakhovka, no Sul da Ucrânia

Imagem: Reprodução - Portal Público

Uma explosão rompeu, na madrugada desta terça-feira (6), a barragem da usina hidrelétrica de Nova Kakhovka, no Sul da Ucrânia, provocando inundações.


A estrutura fica em uma área de disputa territorial na região de Kherson, controlada em parte pela Rússia. Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque.


O nível da água subiu 5 metros depois da explosão, deixando ilhas fluviais submersas. Habitantes da região foram evacuados de suas casas. Segundo a agência estatal russa RIA, 22 mil pessoas podem ser afetadas. O governo da Ucrânia afirmou que 80 povoados podem ser inundados.


A barragem alvo do ataque foi construída em 1956. O seu reservatório fornece água para a península da Crimeia e para a usina nuclear de Zaporizhzhia, ambas em territórios ucranianos controlados pela Rússia.


A agência estatal de energia atômica da Ucrânia alertou que a explosão da barragem coloca em risco a usina nuclear de Zaporizhzhia, que usa a água do reservatório para a segurança da sua operação. No entanto, segundo a agência, a situação está sob controle.


Fonte: O Sul

0 comentário

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page