Fé e solidariedade marcam a celebração de Corpus Christi em Santiago
As celebrações foram encerradas com a tradicional procissão e uma Missa Campal frente à Igreja Matriz
Uma bela quinta-feira ensolarada e de clima ameno marcou o feriado de Corpus Christi em Santiago.
E tal qual fosse uma bela moldura, o dia deixou ainda mais bonitos os tradicionais tapetes confeccionados para esta data tão importante para a comunidade católica.
Realizada por grupos e movimentos pastorais, comunidades, intituições e, nesse ano, também por escolas, a montagem dos tapetes iniciou às 8h da manhã, muitos deles enfatizando as campanhas sociais em prol de desabrigados pelas enchentes que assolaram diversos municípios do Rio Grande do Sul.
Confeccionados com serragem, flores, pó de café, tampinhas e outros materiais, os tapetes foram montados nas calçadas do entorno da praça Moisés Viana.
O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (30), é um dia especial na vida dos fiéis da Igreja Católica: o objetivo é afirmar o sacramento da Eucaristia instituído por Jesus Cristo na Quinta-Feira Santa. Do latim, o termo significa "corpo de Cristo", e teve data instituída no calendário católico em 1264 para ser celebrada na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade.
Embora móvel, a comemoração sempre ocorre em uma quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, 60 dias depois da Páscoa, em alusão à Santa Ceia. No sacramento, o pão e o vinho simbolizam o corpo e sangue de Cristo.
Uma forma de celebrar a data no Brasil é com uma procissão em trajeto enfeitado com tapetes com cenas e símbolos importantes da fé católica.
A tradição, uma herança de Portugal, valoriza e realça a presença de Jesus Eucarístico de forma artística, normalmente com areia ou serragem, e torna pública a fé na presença de Jesus Cristo.
Neste ano, também foi dada ênfase aos tapetes solidários, que estimulam a doação de alimentos, materiais de higiene e agasalhos.
Às 16h, as celebrações culminaram com a tradicional procissão e uma Missa Campal em frente à Igreja Matriz, reunindo centenas de fiéis para celebrar a presença de Cristo na Eucaristia.
Comments