Fogo Simbólico chega em Santiago e marca o início das comemorações da Semana da Pátria 2024
A chegada ocorreu no início da tarde desta terça (20), nas depedências do Comando da 1ª Bda C Mec
O Fogo Simbólico da Pátria já está em Santiago. A chegada ocorreu no início da tarde desta terça-feira (20/08), e o acendimento da centelha foi realizado nas dependências do Comando da 1ª Bda C Mec, devido às condições climáticas.
A solenidade, que contou com a presença de autoridades civis, militares, imprensa local e convidados, marca o início das comemorações da Semana da Pátria 2024 no município, que acontece de 1º a 7 de setembro.
A centelha foi conduzida e entregue ao Comando da Brigada pelo 3º Sgt R2 de Cavalaria e Vice Presidente da Liga da Defesa Nacional, senhor Cláudio Tione Scherer.
A comitiva, vinda da cidade de São Francisco de Assis, foi recepcionada na Polícia Rodoviária Estadual e escoltada até o Comando da 1ª Bda C Mec com apoio da Defesa Civil e Guarda Municipal.
A solenidade foi organizada pela Prefeitura Municipal, 1ª Bda C Mec e Liga da Defesa Nacional, sob coordenação do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura.
Sobre o Fogo Simbólico
O Fogo Simbólico percorre diversos municípios gaúchos e é conduzido pelo Grupo Os Legendários, Liga de Defesa Nacional. Em 17 de agosto deste ano, o fogo foi aceso em Porto Alegre, passando por diversas cidades durante o percurso. Nesta segunda-feira (19), estava em Júlio de Castilhos e foi acolhido no Parque Regional de Manutenção/3, uma das unidades militares homenageadas na Semana da Pátria 2024.
A primeira corrida do Fogo Simbólico da Pátria ocorreu no Rio Grande do Sul em 31 de agosto de 1938, partindo de Viamão às 21h e chegando à meia-noite de 1º de setembro à Pira da Pátria, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. O percurso de 26 km foi realizado por diferentes atletas, chamados de mensageiros do Fogo Simbólico.
A corrida surgiu em 1937, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada pelo poeta Olavo Bilac, juntou-se aos idealizadores e criou a corrida.
Semana da Pátria
Neste ano, os destaques da Semana da Pátria são o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil (tema nacional) e os 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU (tema estadual). Em Santiago, o destaque é a Cultura e Literacia Familiar.
Kommentare