FOTOS: Corpo de Bombeiros de Santiago realizou simulado de acidente de trânsito
Estiveram envolvidos além do CBMRS, a PRF, SAMU, Secretaria da Saúde, Defesa Civil e Guarda Municipal; O mesmo visou o aprimoramento técnico e a integração entre as forças de segurança do município

Buscando o aprimoramento técnico e a integração entre as forças de segurança de Santiago, o Corpo de Bombeiros Militar do município (5°PelBM/1°CiaBM/4°BBM), realizou na manhã desta quarta-feira (28/06), um simulado de acidente de trânsito envolvendo um micro-ônibus e dois automóveis.

O mesmo ocorreu às margens da BR-287, Km- 391, frente ao Frigorífico Sagrillo RM, e reuniu, além da guarnição dos bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, SAMU, Defesa Civil, Secretaria da Saúde e Guarda Municipal.
No ato 8 alunos do SEG Santiago simularam serem as vítimas, sendo 6 com ferimos e 2 em óbito.

Foi utilizado o método START, que é um processo de triagem para rápida classificação em incidentes com múltiplas vítimas, onde as mesmas são classificadas pelo estado de gravidade e cada categoria utiliza uma cor para fácil identificação no momento de evacuação e transporte da cena.
Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. Possuem prioridade elevada para atendimento, retirada da cena e transporte.
Pode aguardar (cor amarela): vítimas com ferimentos moderados.
Leve (cor verde): vítimas com ferimentos mínimos, que podem perambular e ajudar outras vítimas mais debilitadas.
Mortos (preto): vítimas que não respondem a procedimentos simples, como abertura de vias aéreas e com ferimentos críticos que indicam morte iminente.

A simulação está dentro da programação da "Semana da Prevenção Contra Incêndio", que está ocorrendo essa semana em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Durante o atendimento, os presentes puderam acompanhar os procedimentos realizados pelos socorristas e também aprenderam mais sobre os atendimentos prestados pelo CBMRS e como acionar o atendimento via telefone de emergência, 193.
Nossa equipe acompanhou os procedimentos, confira nas fotos abaixo:
O efetivo do corpo dos bombeiros tá grande nessa foto, a realidade é outra geralmente são 2 ou 3 de serviço.