top of page

Frente fria traz chuva ao RS nesta segunda; volumes não afetarão os níveis dos rios

Para Santiago existe a possibilidade de 1.4mm de chuva, sendo que a semana será de tempo firme, segundo a MetSul Meteorologia

Foto: Mauro Schaefer

Após a trégua desde o meio da última semana com ar seco e frio impulsionado por ciclone no Atlântico Sul, a chuva volta ao Rio Grande do Sul com a passagem de frente fria pelo Estado.


O retorno da chuva nesta segunda-feira não deve preocupar, ressalta a MetSul Meteorologia, por ser “um episódio breve e pouco expressivo”.


O cenário para esta segunda-feira não indica chuva com volumes elevados, assim as precipitações no máximo atrapalharão a limpeza nas áreas que inundaram.


Além disso, não haverá repique de cheias de rios. É possível que em alguns pontos do Oeste e do Norte do Estado sequer chova. Nos locais em que mais chover, e não serão muitos, a precipitação deve atingir 30 mm a 40 mm.


No geral, a chuva na maior parte do Estado, nas áreas em que chover, devem se situar até 10 mm ou 20 mm com muitos locais abaixo de 10 mm. A chuva tende a ocorrer mais em cidades do Centro, Sul e o Leste gaúcho.


Já nesta segunda-feira começa a ingressar ar seco e frio e o sol já retorna em algumas regiões. O ar frio ingressa com vento Sul moderado e com rajadas no Leste do Estado, o que elevará o Guaíba temporariamente nesta segunda, podendo voltar a atingir a cota de transbordamento de 3 metros no cais.


Semana começa com frio


Com a chegada do ar frio, a tarde desta segunda será fria com marcas consideravelmente mais baixas que as deste domingo no mesmo horário, em muitos casos até 15ºC inferiores.


Porto Alegre e região metropolitana, que neste domingo estavam com 27ºC a 28ºC às 15h, devem ter 13ºC a 14ºC na maioria das cidades nesta segunda na mesma hora.


As mínimas da segunda-feira ocorrem no final do dia, quando faz frio a muito frio em grande parte do Rio Grande do Sul.


Na noite de segunda, ao redor das 21h, os termômetros podem indicar 7ºC na Campanha, 6ºC a 7ºC na Serra e Aparados, 9ºC a 10ºC em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, e 8ºC a 10ºC na região de Passo Fundo.


O final da segunda-feira frio deve levar a um amanhecer muito frio na terça, que pode ter mínimas de 0ºC a 2ºC com geada na Campanha, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra. Porto Alegre deve ter 8ºC.


O frio, porém, vai durar pouco. Na quarta, ar quente começa a retornar pelo Noroeste e organiza uma frente quente com chuva no Sul e no Leste gaúcho. Por isso, a segunda metade desta semana será quente no estado com tardes de temperatura alta para junho.


CONFIRA A PREVISÃO PARA SANTIAGO

Fonte: MetSul Meteorologia

Fonte: Correio do Povo

0 comentário

Comentarios


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page