top of page

Idosa de 71 anos entra em sala de aula para aprender a ler e escrever em São Gabriel: 'sempre quis'

Sônia Teresinha dos Santos é aposentada e tem sete filhos. Ela diz que precisava trabalhar para criar as crianças antes de estudar

Foto: Reprodução - RBS TV

Uma idosa de 71 anos de São Gabriel, realizou um sonho que muitas pessoas têm a oportunidade de realizar ainda quando crianças: aprender a ler e escrever.


Sônia Teresinha dos Santos, se matriculou em uma escola da cidade neste ano.


"Sempre quis estudar, mas nunca tive oportunidade", diz.

O secretário de educação da cidade, Edjor Borges, conta que a matrícula da aposentada pegou a equipe da secretaria de surpresa.


"Quando chegou o pedido da direção da escola, 'olha, tem uma senhora de 71 anos que quer fazer o primeiro ano, como que a gente procede?' Libera, faz o que tiver que fazer, não tem como não ficar feliz com esse tipo de coisa", lembra.


Moradora da localidade de Cerrito, na Zona Rural de São Gabriel, a aposentada acorda cedo, antes das 6h. Cuida da casa enquanto espera a hora mais importante do dia: a de ir para a escola. Algo que ela esperava há muito tempo.


"Quando eu era criança, a gente tinha que trabalhar pra ajudar os irmãos, que era um monte. Depois agarrei casa, me enchi de filho. Eu tive cinco filhos homens e duas gurias. E sempre trabalhando pra ajudar a criar eles, pra ser uma pessoa hoje", conta.


A professora Silene Moreira Duarte conta que a presença da idosa é vista como motivação para o trabalho e também para o aprendizado dos alunos.


"Isso veio pra fortalecer, a gente ficou desmotivado [na pandemia], os alunos em casa com bastante dificuldade. Aí aparece essa pessoa especial na nossa vida, foi pra dar um salto no meu trabalho", diz.


"Ela é a colega que todo mundo ama. Quando a gente não sabe a folha, ela sabe. Aí eu ajudo ela quando ela se perde, quando eu estou do lado dela", diz o pequeno aluno de 6 anos, Murilo de Godoy.

E ela não pretende desistir e quer continuar os estudos.


"Não, não desisto. A gente tem que ir caminhando em frente né? Se a gente parar, fica até entrevado, não caminha, tem que andar sempre", finaliza.


Fonte: G1 RS

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page