top of page

Inscrições abertas para o Enem 2025; provas serão em novembro

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 27 de mai.
  • 3 min de leitura

As inscrições devem ser feitas na Página do Participante até do dia 6 de junhho

Divulgação | ASCOM Seduc
Divulgação | ASCOM Seduc

Estudantes do último ano do Ensino Médio e demais interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem se inscrever para as provas deste ano. 


As inscrições começaram nesta segunda-feira (26/5) e seguem abertas até o dia 6 de junho. O processo é realizado exclusivamente através da Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).


O acesso é feito com o login da conta Gov.br, e a plataforma oferece orientações para recuperação de senha, se necessário. Neste ano, como forma de simplificar o processo, todos os estudantes concluintes do Ensino Médio em escolas públicas têm a ficha de inscrição automaticamente pré-preenchida no sistema. É preciso apenas entrar na página para confirmar os dados e fazer a opção pela prova de línguas, escolhendo entre inglês ou português. 


A taxa de inscrição é de R$ 85, com pagamento até 11 de junho. O valor pode ser quitado por boleto bancário (gerado na própria página), Pix, cartão de crédito ou débito, conforme o banco. Estão isentos da taxa todos os estudantes da rede pública concluintes do Ensino Médio em 2025, mesmo que não tenham solicitado a gratuidade, bem como aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que buscam o certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência. Nesses casos, o boleto não será gerado.


Uma novidade da edição deste ano é que o Enem volta a oferecer a possibilidade de certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos, mediante indicação no momento da inscrição. A lista de instituições certificadoras será divulgada por portaria específica do Inep. A nova regra não exclui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que permanece como alternativa para obtenção do diploma.


O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Os participantes que necessitam de atendimento especializado devem solicitá-lo no ato da inscrição. O recurso está disponível para pessoas com deficiência visual, física, auditiva, intelectual, surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, TEA, déficit de atenção, gestantes, lactantes, diabéticos, idosos, estudantes em classe hospitalar, entre outros. 


O uso de nome social será garantido automaticamente a participantes travestis, transexuais ou transgêneros, desde que os dados estejam atualizados na Receita Federal antes da inscrição.


Sobre o Enem


A primeira edição do Enem foi realizada em 1988, com o propósito de avaliar o desempenho escolar dos estudantes no final da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o exame passou por mudanças, até se transformar no principal mecanismo  de acesso à educação superior no Brasil. 


As notas do Enem são utilizadas como critérios de seleção para o ingresso tanto em instituições públicas quanto privadas. Além disso, as provas servem como parâmetro para garantir auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


As avaliações do Enem envolvem quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O exame também prevê a escrita de uma redação, que deve ser desenvolvida por meio de um texto dissertativo-argumentativo, baseado em uma situação-problema.


Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Comentarios


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page