top of page

Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

Petista derrotou Jair Bolsonaro neste domingo (30) no segundo turno e assumirá governo federal em 1º de janeiro de 2023

Foto: CARL DE SOUZA

O povo brasileiro decidiu dar a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um terceiro mandato à frente da presidência da República. Com 59.478.672 votos (50,82%), o petista superou o atual presidente Jair Bolsonaro e volta ao Palácio do Planalto após 12 anos. 


O vice será Geraldo Alckmin (PSB). Em apuração apertada, voto a voto, o petista até largou na frente mas logo em seguida foi ultrapassado por Bolsonaro. A virada veio às 18:45:12, e desde então Lula se manteve à frente e abrindo uma tímida vantagem.


Em acirrada disputa eleitoral, o retorno de Lula a chefia do Executivo traz uma vitória inédita. Bolsonaro se tornou o primeiro candidato à reeleição a ser derrotado. No dia 2 de outubro, Lula teve 48,43% - 57.259.504 de votos contra 43,2% - 51.072.345 votos de Bolsonaro.


Considerado favorito pela maioria dos institutos de pesquisas, Lula explorou as memórias afetivas do eleitorado em relação aos seus governos e apostou em uma frente ampla, se colocando como um defensor da democracia. Para o segundo turno, se somaram à campanha do petista o PDT, de Ciro Gomes, e a Simone Tebet, do MDB, que esteve junto do candidato em diversos compromissos. 


Fonte: Correio do Povo

0 comentário

Kommentare


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page