top of page

Menino veste fantasia de 'herói Farroupilha' em festa de Halloween

Tradicional 'Dia das Bruxas' é cada vez mais comemorado no estado. Mas em vez de monstro, o menino de Herval decidiu vestir traje de soldado, manchado de 'sangue' e com 'hematomas' no rosto

Foto: Reprodução

Posso estar enganado, mas a impressão que tenho é que, pelo menos em Porto Alegre, o comércio se identifica mais com o Dia das Bruxas americano, celebrado neste 31 de outubro, do que com a Semana Farroupilha, que tem no 20 de setembro seu auge. O apelo comercial parece atrair mais os consumidores: uma careta talhada numa abóbora, dentadura e capa de drácula, fantasia de bruxa.


Lá em Herval, na fronteira com o Uruguai, o estudante Gabriel Lemos Castro, de 8 anos, também celebrou o Halloween na festinha da escola. Mas de um jeito bem gaúcho: vestindo traje de "herói Farroupilha" calejado da guerra: com hematomas ao redor dos olhos, sangue no traje de soldado e atadura na cabeça. Com a mão direita, empunhou uma garrucha de madeira. Com a esquerda, a bandeira do Rio Grande. De origem branca, ele tem uma inspiração: os "Lanceiros Negros". "Desde bebê, eu escutava histórias da minha mãe sobre a Revolução Farroupilha. E eu me identifico muito com os Lanceiros Negros. Fui fantasiado de herói Farrapo para representar os que "pelearam" pela nossa terra", ele diz, cheio de orgulho. O apego pelos lanceiros é pela coragem que inspiram, afirma a mãe Fernanda Lemos, que é casada com o uruguaio Aroldo Castro. Ambos são pecuaristas. "A gente não é de origem negra. O Gabriel gosta por causa da coragem, porque é linda a história deles", diz Fernanda.

Criado no CTG Minuano, o soldadinho Farrapo declama poesias e laça em rodeio. É o atual piazito da 21º Região Tradicionalista. É um exemplo de gaúcho.


Fonte: G1 RS - Repórter Farroupilha

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page