top of page

MetSul prevê mais de 120mm de chuva nos próximos 10 dias em Santiago

  • Foto do escritor: Saimon Ferreira
    Saimon Ferreira
  • 12 de fev.
  • 2 min de leitura

Frente Fria com temporal começa frear onda de calor em todo o Rio Grande do Sul

Foto: Gabriel Bueno - Arquivo GNI
Foto: Gabriel Bueno - Arquivo GNI

A poderosa e prolongada onda de calor que castiga o Rio Grande do Sul, está com as horas contadas. Uma frente fria já está colocando fim ao calorão, mas com um preço: transtornos e danos por chuva forte e temporais com vendavais em algumas regiões.


Para Santiago, segundo os prognósticos da MetSul Meteorologia, a onda de calor terá o seu último dia na próxima sexta-feira (14/02).


A agência projeta que do meio da tarde de hoje se formem áreas de instabilidade na Terra dos Poetas, com chuva que será irregular, embora localmente forte a intensa que pode ser acompanhada de temporal.


A MetSul salienta que não há como antecipar onde exatamente (bairro ou cidade) vão se formar estas tempestades mais severas, apenas delimitar uma área de risco mais ampla que compreendem o Oeste, o Centro, Sul e o Leste do Estado, apesar de não se afastar em outros pontos. Estes núcleos isolados podem formar ainda nuvens com altíssima quantidade de raios devido ao calor intenso.


O acumulado nos próximos 10 é de mais de 120mm de chuva em Santiago (confira abaixo).

Na quinta, a frente fria estará sobre o Rio Grande do Sul e traz chuva durante o dia para a maior parte dos municípios. Mais ao extremo Sul do estado o tempo deve começar a firmar.


Dados indicam alto risco de chuva forte a intensa em pontos da Metade Sul, mas temporais isolados podem provocar chuva forte e um risco menor de vendavais isolados em outras regiões.


Áreas de instabilidade fortes com chuva e temporais já afetam um maior número de municípios pelo avanço de uma frente fria, mas antes da chuva diversos pontos da Metade Norte ainda devem ter calor com marcas em algumas localidades acima dos 35ºC.


Qualquer temporal que se formar pode ser de muito forte a severo com vento em alguns pontos, próximo ou acima de 100 km/h com destelhamentos, queda de árvores e postes, danos diversos e falta de energia.


Fonte: MetSul Meteorologia

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page