Novo episódio de chuva extrema na Argentina tem 400 mm em 6 horas
- Saimon Ferreira
- 27 de mai.
- 2 min de leitura
Na cidade de Vera, em Santa Fé, pelo menos 100 pessoas estão desabrigadas, levadas a abrigos improvisados em clubes locais e outras tantas estão desalojadas

A terça-feira começou com mais um extremo de chuva na Argentina. A cidade de Vera, em Santa Fé, vive uma tragédia no começo desta terça-feira. Entre a noite de segunda e a madrugada de hoje, chuva torrencial de 420 mm em poucas horas causou uma “catástrofe”, segundo a prefeita Paula Mitre.
Em entrevista à Rádio HOY no final da madrugada desta terça, logo após cessar a chuva, Mitre descreveu o cenário como desolador. A água começava a baixar, mas grande parte da cidade seguia alagada. Pelo menos 100 pessoas estão desabrigadas, levadas a abrigos improvisados em clubes locais.
Outras tantas estão desalojadas, preferindo ficar próximas de suas casas e pertences. Uma pessoa morreu, e várias precisaram ser hospitalizadas. As perdas materiais ainda são incalculáveis, segundo a prefeitura. Casas inteiras ficaram debaixo d’água. A chuva começou às 19h de segunda e se intensificou durante a noite. Ruas, calçadas e bueiros não suportaram o volume.
A água invadiu as casas rapidamente na área urbana da localidade do Norte da província argentina de Santa Fé. Imagens publicadas em redes sociais mostram famílias desesperadas tentando salvar objetos pessoais. Muitas perderam tudo. Vários veículos ficaram danificados, com motores comprometidos pela água.
A Defesa Civil de Vera, com apoio de equipes de Reconquista e de outras localidades, montou operação emergencial. Abrigos foram abertos nos clubes Huracán, Ferro e Gimnasia. Foi criada uma linha telefônica emergencial para atender pedidos de ajuda: 3483 490824. Durante a entrevista, Mitre agradeceu a colaboração dos municípios vizinhos e do governo da província.
No entanto, criticou a falta de apoio do governo nacional. Ela também pediu que a população evitasse circular pelas ruas, exceto em caso de extrema necessidade. A cidade ainda se encontra em estado de emergência. As aulas foram suspensas em todas as escolas. A expectativa é que o tempo melhore entre quarta e quinta, o que pode acelerar a recuperação da cidade.
O desastre em Vera se junta a uma série de eventos extremos que vêm afetando a região nos últimos anos. Há dez dias, um episódio de chuva com volumes de 400 mm a 500 mm em três dias causou mortes e grave enchente no Norte da província de Buenos Aires.
Importante esclarecer que, embora possa ocorrer chuva localmente forte no Sul do Brasil hoje com a chegada da frente fria, é menos provável que o que ocorreu na cidade argentina se repita aqui porque foi um evento localizado de chuva extrema.
Yorumlar