Pelotão Ambiental de Santiago recebe doação de impressora e drone
Doações são oriundas da ONG Nascentes em parceria com o Ministério Público
O 3º Pelotão Ambiental de Santiago, pertencente ao 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Maria, recebeu na tarde desta sexta-feira (22/03), a doação de um drone e uma impressora colorida.
Os materiais auxiliarão nos trabalhos de fiscalização em Santiago e nos 10 municípios de abrangência do órgão (Jari, Tupanciretã, Capão do Cipó, Unistalda, São Francisco, Mata, Cacequi, São Vicente, Jaguari e Nova Esperança do Sul).
Segundo o Tenente Monteiro, Comandante da PATRAM na Terra dos Poetas, o veículo aéreo não tripulado, da marca Dji Air 2S, será utilizado em diversas ações do órgão, dentre elas, o combate as queimadas e desmatamentos ilegais.
"O equipamento irá possibilitar a visualização mais abrangente de locais de difícil acesso e identificar com mais eficiência possíveis formas de agressão ao meio ambiente”, disse o Tenente, em cerimônia de entrega no prédio do Ministério Público.
A aquisição dos equipamentos foi viabilizada pelo Ministério Público de Santiago, através de recursos obtidos em acordos judiciais formulados com réus para a suspensão de processos de crimes ambientais e repassados a Organização Não Governamental (ONG) Nascentes.
O Promotor de Justiça Denis Gustavo Gitrone explicou que o drone entregue à PATRAM de Santiago, avaliado em mais de R$ 8 mil, contribuirá na elucidação e apuração de crimes, e principalmente, facilitará o trabalho dos policiais.
“O Ministério Público tem estabelecido excelente relação e parceria com a Patrulha Ambiental. Especialmente no tocante a esta doação, considero que o drone, certamente dará agilidade e precisão na atuação de tutela do Meio Ambiente”, ressaltou o Promotor de Justiça.
Comments