Polícia Civil prende 15 pessoas em operação contra o tráfico em São Sepé
Durante a Operação Adicto, foram cumpridas 42 ordens judiciais, sendo 13 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão, nos bairros Tastch, Santo Antônio, Pontes, Londero, Kurtz, Vitória, Santos, São Francisco e Centro, além das cidades de Porto Alegre e Bagé
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta sexta-feira (14), 15 pessoas durante a Operação Adicto, que visa o combate ao tráfico de drogas em São Sepé. Ao todo foram cumpridas 42 ordens judiciais, sendo 13 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão, nos bairros Tastch, Santo Antônio, Pontes, Londero, Kurtz, Vitória, Santos, São Francisco e Centro, além das cidades de Porto Alegre e Bagé.
Os suspeitos presos são seis homens com idades entre 31 e 59 anos, seis jovens entre 21 e 29, uma mulher de 31 anos e duas jovens de 29 e 18, tendo, a maioria, antecedentes criminais por homicídio, tráfico, associação para o tráfico, roubo, furto, porte e posse ilegal de arma, receptação, lesão corporal, ameaça, desacato, dano, entre outros.
– Tivemos cem por cento de êxito na Operação, que nos propomos agora pela manhã e mais duas pessoas presas em flagrante. Dois presos eram os líderes da facção e já faziam parte do sistema prisional. O nosso objetivo era desarticular este grupo, a partir destas prisões – explica o delegado regional Sandro Meinerz.
Os mandados de busca e apreensão nas cidades de Bagé e Porto Alegre foram realizados no Presídio Regional e na Cadeia Pública da Capital, onde encontram-se dois homens considerados lideranças da facção da região metropolitana. Em São Sepé, eles determinavam toda a logística, distribuição de drogas, comércio, controle e fiscalização das atividades junto aos traficantes locais.
Durante a operação, quatro pessoas foram presas em flagrante, sendo três pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido e um por tráfico de drogas. Ao todo, uma espingarda, uma garrucha, um revólver, munições, maconha, crack, aparelhos celulares e dinheiro foram apreendidos. Estabelecimentos comerciais ligados aos suspeitos, também foram alvo da polícia.
A investigação, que teve início no mês de janeiro, apurou que uma facção criminosa da Região Metropolitana possui representantes no município, a qual teria como objetivo se consolidar no local, incorporando novos integrantes e, assim, dominar o território para o comércio de droga em São Sepé e região, mesmo após as operações “Tentáculos I e II”, realizadas em 2019, “Tele Pó” e “Errático”, desencadeada em 2021, e “Reprise”, neste ano.
A ação foi coordenada pela delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da Delegacia de Polícia de São Sepé, e contou com apoio de agentes das cidades de Santa Maria, Restinga Sêca, Agudo, Faxinal do Soturno, Júlio de Castilhos, Dona Francisca, Pinhal Grande, Nova Palma, Itaara, Ivorá, São Pedro do Sul, Silveira Martins, Tupanciretã, Caçapava do Sul, São Gabriel, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul, além do Canil do 2° Batalhão de Polícia de Choque (2ºBPChq) de Santa Maria.
O nome da operação “Adicto” faz alusão a pessoa que tem a vida controlada pelas drogas, tendo em vista que a maioria dos investigados já possuem antecedentes criminais por tráfico.
Comments