Presos em matagal após tentativa de execução em Itacurubi: trio de faccionados queria assumir o tráfico na cidade
- Saimon Ferreira
- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Criminosos foram localizados em área de difícil acesso menos de 48h após o crime; operação enfrentou temperaturas negativas durante as buscas

Três integrantes de uma facção criminosa foram presos nesta quarta-feira (02/07), após uma tentativa de execução registrada na noite da última segunda-feira (30/06), no município de Itacurubi.
Os criminosos, de 19, 22 e 30 anos, naturais de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Viamão, estavam escondidos em um matagal no interior do município, em uma área onde as viaturas não conseguiam chegar devido às condições do terreno.
O crime ocorreu durante a noite, quando dois indivíduos arrombaram a porta dos fundos de uma residência e efetuaram diversos disparos com uma pistola calibre .22, atingindo dois dos ocupantes da casa. Um deles era o alvo principal, envolvido com o tráfico local, e a motivação do crime seria a tomada do controle do tráfico de drogas na cidade por parte da facção.
As vítimas foram socorridas, e uma delas encaminhada ao Grupo Hospitalar Santiago. No local do crime, foram apreendidas três munições intactas, quatro cápsulas deflagradas e um projétil, o que evidenciou a violência da ação.
Desde a tentativa de homicídio, as buscas foram intensas. Policiais da Brigada Militar de Itacurubi, com apoio das guarnições do 5º RPMon (Força Tática, ROCAM, Patrulha Rural, Capão do Cipó e Unistalda), do 14º BPM (Bossoroca e Santo Antônio das Missões), da Polícia Civil e do setor de inteligência atuaram ininterruptamente na região.
A operação enfrentou grandes dificuldades, especialmente pelas baixas temperaturas, que chegaram a ficar negativas nas últimas madrugadas.
Na tarde de hoje, os suspeitos foram encontrados em meio ao matagal, onde tentavam se esconder do cerco policial.

Com eles, foram apreendidos 222 pinos de cocaína e 54 pedras de crack. O trio foi encaminhado ao GHS para avaliação médica e, em seguida, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.
Durante entrevista coletiva realizada frente à DPPA de Santiago, os oficiais responsáveis pela operação, Capitão Ismael Dutra e o Tenente Jânio Almeida, ampliaram sobre os trabalhados realizados.
“As equipes não mediram esforços para dar uma resposta rápida e eficiente à comunidade.” destacou o Capitão Ismael, ao elogiar a atuação integrada das forças de segurança.
Ele acrescentou que “a Brigada Militar não poupará esforços físicos nem de armamento” para manter a ordem na área de abrangência do 5º RPMon.
Já o Tenente Jânio ressaltou a complexidade da operação:
“Foi um grande desafio. Trabalhamos em uma área de difícil acesso, com frio intenso e risco constante, mas conseguimos cumprir nossa missão.”
Nossa equipe acompanhou o deslocamento das viaturas, desde o GHS até a DPPA, e a coletiva, confira CLICANDO AQUI.
Commentaires