Professor da URI apresenta pesquisa sobre Expansão Agrícola no maior evento de sensoriamento remoto do Brasil
- Saimon Ferreira
- 17 de abr.
- 2 min de leitura
Maior evento da área no país debate inovações em geotecnologias e políticas públicas

O docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, Prof. Higor Machado, esteve presente no XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) que foi realizado em Salvador dos dias 13 a 16 de abril.
O Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e reúne pesquisadores, empresas e profissionais da área para discutir avanços tecnológicos e aplicações práticas das geotecnologias. A edição deste ano contou com palestras, workshops e a apresentação de trabalhos científicos de todo o país.
Nesta edição, o Professor apresentou o artigo: “Expansão das áreas agrícolas em 13 anos de monitoramento do município de Santiago–RS” resultado de um estudo, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Geotecnologias (Labgeotec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e uma equipe multidisciplinar, que levou (10) trabalhos para o evento.
As temáticas versaram sobre relações de transparência da água, formações geológicas, temperatura de superfície da água, uso de sensoriamento remoto, macrófitas aquáticas, obtenção de banco de dados através de sensoriamento remoto da qualidade da água, movimentos de massa em chuvas extensas e afloramento de formações geológicas.
O trabalho apresentado pelo Prof. Higor Machado, teve colaboração de Rafael Zini Ouriques, Lucas da Silva Gonçalves, Júlio César Wincher Soares e do Prof. Waterloo Pereira Filho, que foi docente da URI no período compreendido entre os anos 1986-1988, na antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santiago (FAFIS).
- O evento estimula a inovação tecnológica e a aplicação de novas metodologias em diversas áreas, como meio ambiente, agricultura, recursos hídricos e planejamento urbano. Participar do simpósio também fortalece a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos e incentiva a formação de parcerias e projetos em redes, - destacou o Prof. Waterloo.
A pesquisa apresentada pelo docente da URI revelou um aumento significativo nas áreas cultivadas, com consequente redução de vegetação nativa. Os dados, obtidos por meio de imagens de satélite e técnicas de geoprocessamento, fornecem informações cruciais para o planejamento territorial e a discussão sobre desenvolvimento sustentável na região.
- Eventos como o SBSR proporcionam um ambiente propício para o contato com as mais recentes tecnologias, metodologias e aplicações da área, além de favorecer parcerias institucionais e oportunidades de colaboração em projetos multidisciplinares -, destacou o Professor Higor.
O Prof. Higor, ainda traz a relevância de se manter conectado com a comunidade científica e tecnológica, oportunizando que os professores ampliem sua capacidade de formar profissionais mais preparados e inovadores, contribuindo diretamente para o avanço do ensino e da ciência no país.
A pesquisa apresentada no SBSR evidencia o compromisso da URI, através de seus professores pesquisadores, com a produção científica nacional, transformando dados em conhecimento aplicável no desenvolvimento regional.
Comments