top of page

Projeto Batalhão do Bem chega a Santiago

Inscrições estão abertas para o Curso de Costureiro Industrial do Vestuário, que darão início à expansão do projeto em Santiago

O Batalhão do Bem, projeto da Cooperativa Unicred Ponto Capital em parceria com o Instituto Unicred, que busca ressignificar a transformação e o reaproveitamento de resíduos descartados e promover a economia circular, entra em fase de expansão e agora chega ao município de Santiago, na região Central do Rio Grande do Sul.


A novidade terá início a partir do mês de maio, com o curso de costura industrial do vestuário, oferecido em Santiago e em Santa Maria, onde foi realizado o projeto piloto em 2023. Gratuitas, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 03 de abril, pessoalmente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou pelo e-mail michelli.qualificacaosmds@gmail.com.


Ao total, serão duas turmas de 20 alunos, com custos subsidiados pelo Fundo Social do Sescoop/RS, no qual o Batalhão do Bem foi contemplado com a primeira colocação.


O curso, com carga horária de 160 horas, será desenvolvido pela metodologia SENAI de Educação Profissional, que prima por desenvolver as competências técnicas e socioemocionais dos alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e potencializando o espírito empreendedor e cooperativista.


Nas aulas, também serão desenvolvidas peças de vestuário, principalmente do segmento de uniformes, que é a base da indústria têxtil da região. O ciclo formativo, tanto em Santa Maria como em Santiago, utilizará como matéria-prima os uniformes militares não mais utilizados pelas unidades parcerias, dando sequência nas ações de economia circular, logística reversa e sustentabilidade desenvolvidas pelo projeto.


“O Batalhão do Bem surgiu de uma necessidade identificada na comunidade local de Santa Maria, que diz respeito à forma atual de descarte de resíduos pelo Exército Brasileiro. Com quase um ano de atividades, conseguimos expandir a atuação, chegando agora em Santiago, outra cidade muito importante para a indústria têxtil da região. Este curso é só o início de uma história que acreditamos que será muito linda”, afirma o Vice-Presidente da Unicred Central Geração e Tesoureiro do Instituto Unicred, Flávio Cabreira Jobim, um dos responsáveis e idealizadores do projeto.

A expansão do Batalhão do Bem para Santiago aumenta também a rede de apoio do projeto. Agora, passam a ser parceiros do programa a Prefeitura Municipal de Santiago, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o 9º Blog - Batalhão Logístico de Santiago e a Unimed Santa Maria. Eles se juntam a Ford Superauto, 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Batalhão do Comando Ambiental da Brigada Militar, Hospital da Brigada Militar, 4° Batalhão Logístico, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Instituto Federal Farroupilha – IFFAr, que fazem parte do projeto desde o início, em abril de 2023.

Sobre o Instituto Unicred RS


O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred.


Texto: Unicred

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page