Quarta Colônia e Caçapava do Sul são reconhecidos pela Unesco como geoparques mundiais
Até o anúncio desta quarta-feira (24), havia no Brasil três territórios classificados dessa forma pela Unesco, sendo um no RS. Iniciativa busca estimular proteção, educação e desenvolvimento sustentável das regiões

O Rio Grande do Sul teve dois geoparques reconhecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na manhã desta quarta-feira (24). O anúncio foi feito durante a 216º sessão do conselho executivo, que ocorre em Paris, na França. Com a aprovação, o RS se tornou o estado brasileiro com mais iniciativas do tipo reconhecidas pelo órgão internacional.
Foram homologados pela Unesco como geoparques mundiais os geoparques da Quarta Colônia (foto acima), que abrange nove municípios da Região Central do estado, e de Caçapava do Sul, na mesma região (foto abaixo).

Até o anúncio desta quarta, havia no Brasil três territórios classificados dessa forma pela Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (que abrange territórios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e Seridó (no Rio Grande do Norte), ambos homologados em 2022, além de Araripe (que engloba municípios de Ceará, Pernambuco e Piauí), reconhecido em 2006.
A certificação demonstra a presença de espaços com diversidade de opções de turismo, que servem como alternativa para o desenvolvimento dos municípios.
De acordo com a Unesco, os geoparques mundiais são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, combinando conservação com desenvolvimento sustentável e envolvendo as comunidades locais.
Comments