Rio Grande do Sul receberá tratamento de última geração para câncer de mama
- Saimon Ferreira

- 23 de out.
- 1 min de leitura
Remédio estará disponível pelo SUS e será utilizado em mulheres que apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial

O Rio Grande do Sul vai receber um medicamento considerado de última geração para o tratamento de casos de câncer de mama. O remédio é chamado de Trastuzumabe Entansina e foi adicionado à lista de insumos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Governo Federal.
De acordo com o Ministério da Saúde, a remessa de 414 unidades do medicamento chegará ao Estado na quinta-feira (23). O insumo será enviado diretamente à Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Conforme o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, o tratamento é um avanço para a oncologia nacional:
— Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população, que poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo.
A previsão é de que o Estado receba novas remessas do tratamento em dezembro de 2025 e março e junho de 2026.
Procurada, a SES informou fará a distribuição para os municípios gaúchos a partir dos protocolos clínicos vigentes. Atualmente, o medicamento era fornecido pela farmácia estadual em casos determinado por decisão judicial.
O remédio é indicado para mulheres que apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em pacientes com câncer em estágio III.
Conforme o Ministério da Saúde, a nova terapia representa um avanço no cuidado, ampliando as opções de tratamento no SUS e oferecendo melhores perspectivas de controle da doença e qualidade de vida.






























Comentários