top of page

Rio Taquari volta a ultrapassar cota de inundação em Lajeado

Esta é a mesma região que foi atingida por cheia em setembro, quando 50 pessoas morreram. Pelo menos 24 famílias de Lajeado estão fora de casa desde o último fim de semana

Foto: Prefeitura de Lajeado

O Rio Taquari voltou a atingir a cota de inundação na noite desta quinta-feira (12), em Lajeado, no Vale do Taquari. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), que monitora as bacias hidrográficas do país, na manhã desta sexta (13), às 6h45, o nível do rio estava em 19,89 metros, ou seja, 89 centímetros acima da medida em que a água transborda.


Nível do Rio Taquari


  • Cota de inundação: 19 metros

  • Nível atual: 19,89 metros (89 cm acima)

  • Nível que chegou em setembro: 29,92 metros (quase 11 metros acima)


Este é o mesmo rio que transbordou e atingiu cidades da região no início de setembro, deixando 50 mortos e 8 desaparecidos, além de dezenas de milhares de desabrigados e desalojados. Cidades como Muçum e Roca Sales foram destruídas quase completamente após a enchente.


Não é incomum que o Rio Taquari transborde alguns metros nessa área. Na semana passada, famílias precisaram ser tiradas de casa depois que a água atingiu ruas da cidade. Em setembro, no entanto, o nível chegou a 29,92 metros, quase 11 metros acima da cota de inundação.


De acordo com a Prefeitura de Lajeado, a tendência é de que o nível do rio estabilize nas próximas horas, com previsão de descer ainda nesta sexta. Em Estrela, onde o rio chegou a 19,83m, já não há mais aumento de nível previsto.


Na quinta, choveu na região, o que ajudou a elevar o nível do rio. Na manhã desta sexta, não chove mais em Estrela e Lajeado.


Pelo menos 24 famílias de Lajeado estão fora de casa desde o último fim de semana, abrigadas pela prefeitura no Centro Esportivo Municipal. Ainda que a prefeitura indique que não há mais riscos, elas continuam no local por precaução.


Caminhões da Defesa Civil são mantidos na cidade, para caso haja alguma emergência. Oito ruas de Lajeado foram interditadas por conta da inundação.


Fonte: G1 RS

0 comentário

Comentários


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page