top of page

Rios seguem em elevação na Fronteira Oeste e número de pessoas fora de casa cresce

Segundo a Defesa Civil, são mais de 400 desalojados ou desabrigados, a maior parte em Alegrete

Foto: Prefeitura Municipal de Alegrete

Subiu o número de pessoas que estão fora de casa na manhã desta terça-feira (12) na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, em decorrência da cheia dos rios da região. No momento, são 422 moradores são afetados. Na manhã da segunda eram 342.


De acordo com a Defesa Civil da Fronteira Oeste, o município mais atingido é Alegrete. Duzentas e trinta e uma pessoas estão fora de casa, sendo 66 em abrigos. Na medição dessa manhã, o Rio Ibirapuitã estava em 10m57cm — acima da cota de inundação, que é de 9m70cm.


Em São Borja, 52 pessoas tiveram que deixar suas moradias e 23 estão abrigadas no Ginásio do Passo. O Rio Uruguai estava medindo 10m44cm, também acima da cota de inundação.

Em Uruguaiana, 47 pessoas tiveram que sair de suas residências. Dessas, 11 estão no Centro Esportivo Zona Leste. Nesse ponto, o Rio Uruguai media 9m nesta manhã, onde a cota de inundação é de 8m50cm.


Na cidade de Dom Pedrito, 30 pessoas estão fora de casa, sendo sete abrigadas na Escola Ada Seabra. O Rio Santa Maria, que passa pela cidade, está alto, mas ainda abaixo da cota de inundação.


Em Rosário do Sul, município também banhado pelo Rio Santa Maria, 62 pessoas estão fora de casa. Dessas, 53 no ginásio Ervilhão. Nesse ponto, o rio está próximo da cota de inundação.


Em Itaqui, apesar de o Rio Uruguai estar acima da cota de inundação, não há pessoas fora de casa, conforme a Defesa Civil.


Alertas em vigor


O monitoramento dos rios, feito pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), mostra que grandes volumes de chuva atingiram a Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul. No boletim das 10h, os rios Uruguai, Ibirapuitã e Santa Maria apresentavam elevação.


O alerta da Defesa Civil para alagamentos, cheias em arroios e inundações gradativas em rios dessas três regiões segue até as 18h desta terça-feira (12). No caso do Rio Ibirapuitã, em Alegrete, e do Rio Santa Maria, em Rosário do Sul, o alerta de inundação se mantém até as 8h de quarta-feira.


Os rios Ibicuí, Jacuí, Sinos e Gravataí estão acima da cota de alerta, sendo o Ibicuí e Jacuí em elevação.


Já os rios Taquari e Caí estão abaixo da cota de atenção, apresentando rápido declínio, segundo a Sema. Em São Sebastião do Caí, 192 pessoas retornaram para casa na manhã desta terça.


Fonte: GZH

Commenti


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page