top of page

RS registra dois pontos impróprios para banho

Último boletim do projeto Balneabilidade da temporada foi divulgado nesta sexta (24)

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (24/2), o último boletim do programa Balneabilidade da temporada 2022/2023. Ao longo desse período, foram monitorados 90 pontos em 43 municípios. Nesta semana, dois pontos aparecem impróprios para banho:

  • Balneário Pedro Osorio - Rio Piratini;

  • São Jerônimo - Praia do Encontro, no Rio Jacuí.

A divulgação desta semana levou em conta 59 pontos com coletas e análises realizadas pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) nos balneários da praia do Laranjal e, nos demais balneários contemplados pelo programa, pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Já a divulgação dos 31 pontos monitorados pela Fepam no Litoral Norte se encerrou na sexta-feira passada (17/2).


O presidente da Fepam, Renato Chagas, comemorou o resultado do projeto, que é realizado desde 1979. “Todos os pontos monitorados pela fundação no Litoral Norte apresentaram condição própria para banho do início ao fim do período de veraneio. Também podemos comemorar os resultados dos balneários do Litoral Médio e Sul que, em sua maioria, indicaram condições de balneabilidade”, declarou.


Chagas destacou ainda que a conquista é mérito dos municípios. "Um dos fatores que levaram a esse resultado positivo é o comprometimento dos municípios com infraestrutura para saneamento básico. O Balneabilidade encerra mais uma edição reafirmando a credibilidade do programa e a sua importância para o cidadão gaúcho”, concluiu.


Para conferir a tabela completa com os resultados do último boletim, clique aqui. E, para acessar os pontos pelo web aplicativo, basta entrar no Sistema de Balneabilidade.


Recomendações:

  • Entre na água somente em local com condição própria para banho;

  • Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou em rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos;

  • Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.


Texto: Ascom Fepam


0 comentário

תגובות


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page