top of page

Santa Maria poderá ter passeio de trem turístico até a Quarta Colônia ainda este ano

A ideia inicial é fazer quatro passeios de forma experimental, em dois finais de semana, possivelmente na metade deste ano

Foto: Divulgação

As tratativas para a realização de um passeio de trem turístico em Santa Maria, que não vingaram no passado, estão mais próximas de virar realidade este ano. Nesta terça-feira (28), o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil) recebeu representante da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com sede em Rio Negrinho (SC), que está tocando um projeto de um passeio de trem entre Santa Maria e a Quarta Colônia. A ideia inicial é fazer quatro passeios de forma experimental, em dois finais de semana, possivelmente na metade deste ano.


O trem sairia com cerca de 500 pessoas da estação de Restinga Sêca, por volta das 8h, no sábado e no domingo, chegando em Santa Maria entre 12h e 13h, onde os turistas poderiam passear pela Vila Belga e Centro Histórico, retornando de ônibus. Já outras 500 pessoas embarcariam na Gare de Santa Maria no início da tarde e chegariam a Restinga Sêca no final do dia, voltando de ônibus. Devido à distância, não será possível usar uma Maria Fumaça. Os planos são fazer o passeio com locomotiva a óleo diesel, do ano de 1957. Porém, os vagões são os antigos, de passageiros, fabricados entre as décadas de 1930 e 1960.


– Seria temporário e experimental. Mas, dependendo da procura, existe a possibilidade de tornar esse passeio definitivo no futuro – diz o vice-prefeito, que demonstrou o interessa da prefeitura em apoiar a iniciativa.


Marlon Ilg, diretor-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, esteve nesta terça em Santa Maria e Restinga Sêca para falar do projeto para as prefeituras e vistoriar as estações ferroviárias.


– Pelo que vi, seria preciso fazer limpeza e tirar algo que possa cair do telhado, por exemplo. Nossa preocupação e a da Rumo é que haja segurança para os passageiros. Não queremos mudar totalmente a realidade do que tem hoje. Como as prefeituras demonstraram interesse, vamos montar o projeto e apresentar para a Rumo, que tem de autorizar o uso de sua malha ferroviária – diz Ilg.


Ele conta que esses passeios esporádicos já foram feitos em anos anteriores em cidades como Santo Ângelo e Guaporé. Agora, a associação está implantando um passeio fixo, em todos os finais de semana, entre Guaporé e Estrela. Quanto à possibilidade de o passeio entre Santa Maria e Restinga Sêca também se tornar definitivo, Ilg afirmou que ainda é muito cedo para saber, já que há vários fatores envolvidos, incluindo se haverá disponibilidade de locomotiva.


Fonte: Diário de Santa Maria

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page