Santiago discute regulamentação de ciclomotores e bicicletas elétricas em reunião com autoridades e setor privado
- Saimon Ferreira

- 10 de out.
- 2 min de leitura
Encontro promovido pelo Conselho Municipal de Trânsito reforça prazo para regularização até 31 de dezembro de 2025 e define ações de fiscalização e educação

Na tarde desta quinta-feira, 09 de outubro, foi realizada uma importante reunião no Quartel da Brigada Militar de Santiago, reunindo autoridades, representantes de órgãos de trânsito e empresas do setor para tratar da regulamentação de bicicletas elétricas, ciclomotores e veículos autopropelidos no município.
O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal de Trânsito em parceria com a Secretaria de Trânsito e Mobilidade, e contou com a participação de representantes do CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores), Centros de Formação de Condutores (CFC’s), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar, Centro Empresarial de Santiago, Cooperativa dos Taxistas, empresas locais e veículos de imprensa.
Durante a reunião, foram apresentados os modelos de veículos disponíveis no mercado e discutidas suas principais características técnicas, além de serem definidas ações conjuntas de fiscalização e educação para o trânsito, com o objetivo de orientar a população e garantir mais segurança no uso desses meios de transporte.
Uma das medidas anunciadas foi a elaboração de uma cartilha informativa que será disponibilizada à comunidade, com orientações sobre documentação necessária, equipamentos obrigatórios e regras de circulação.
📅 Prazo final de regularização:Ficou reforçado que o prazo para regularização dos ciclomotores elétricos e a combustão termina em 31 de dezembro de 2025. Após essa data, veículos não registrados não poderão circular em vias públicas, estando sujeitos a autuação por infração de trânsito e remoção.
🚨 Sobre a obrigatoriedade de registro e CNH:
Motos elétricas com motor acima de 1000w e ciclomotores a combustão (50cc) precisarão de registro e habilitação (CNH ou ACC).
Já os veículos elétricos com motor de até 1000w não se enquadram na regulamentação atual, portanto, seus usuários não precisam de registro ou CNH.






























Comentários