top of page

Santo Ângelo confirma primeiro caso da varíola dos macacos




Flávio Christensen, secretário de saúde de Santo Ângelo, confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no município. O Laboratório Central do Estado (Lacen) encaminhou o resultado do exame na manhã desta terça-feira (09/09), atestando a doença num homem que recentemente voltou de viagem aos Estados Unidos.


Está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde o monitoramento do paciente, que não necessitou de internação hospitalar, e seus familiares, que inclusive estão assintomáticos. O paciente apresentou sintomas de cansaço, dores nas pernas e num segundo momento apareceram bolhas na pele, quando foi realizado o exame que confirmou a doença.


Christensen afirma que as equipes da UPA 24 Horas, dos postos de saúde e do Hospital Santo Ângelo já receberam orientações a respeito dos sintomas e a necessidade de exame para confirmação de casos. Ele salientou que existe a suspeita de um segundo caso, mas esse paciente não teria viajado para fora do País.


CONTAMINAÇÃO E SINTOMAS


Causada por um vírus chamado Monkeypox, a Varíola dos Macacos é considerada uma zoonose – doença infecciosa transmitida entre animais e seres humanos.


O período de incubação do vírus se dá por volta de 7 a 21 dias. Após esse período, o paciente apresenta febre alta, mialgia, fadiga, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas e aumento dos glânglios linfáticos (uma caraterística da monkeypox que vai diferenciar de outras doenças, a exemplo da catapora). Uns dois ou três dias após o quadro febril, inicia o aparecimento das erupções (bolhas) na pele.


Qualquer pessoa pode pegar a doença, basta apenas fazer o contato com pessoas infectadas pela enfermidade.


Fonte: Rádio Cidade SA


0 comentário

ความคิดเห็น


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page