Segunda ponte móvel da RSC-287, começa a ser montada no final de semana pelo Exército
A segunda estrutura ficará ao lado da primeira ponte móvel, no km 226 da rodovia, no Distrito de Palma, em Santa Maria
A concessionária Rota de Santa Maria está concluindo os dois desvios laterais para a instalação da segunda ponte móvel do Exército no km 226 da RSC-287, no Distrito de Palma, em Santa Maria.
Segundo a empresa, a base de pedra está pronta e agora será colocada uma camada de asfalto. A concessionária informou que o Exército Brasileiro deve iniciar a montagem da estrutura metálica da segunda ponte até o final de semana. Provavelmente, os equipamentos serão descarregados nesta sexta (18) e a montagem inicie no sábado (19).
A segunda estrutura ficará ao lado da primeira ponte móvel, também metálica e com extensão de 60 metros, além de capacidade para veículos de até 80 toneladas. De acordo com a Rota, "a previsão de liberação ao tráfego sobre a nova ponte provisória é final deste mês de outubro."
Quando o trânsito for liberado, dever acabar ou reduzir significativamente as longas filas de carros no local, que fica a 8 km do trevo do Aeroporto de Santa Maria, em direção à Quarta Colônia. É que, desde junho, quando a ponte móvel de mão única e pista simples foi liberada, o trânsito é liberado em sistema de pare e siga, sendo um lado por vez. Com isso, o tempo de espera dos motoristas varia conforme o dia e horário, chegando a passar de 1 hora de espera em momentos de grande movimento. Com a segunda ponte móvel operando, a partir do fim de outubro ou início de novembro, uma ponte fará o sentido Santa Maria-Quarta Colônia, e a outra o sentido oposto.
A principal restrição será o peso máximo, de 80 toneladas. Caminhões-cegonha também têm restrições porque podem ficar trancados na rampa da ponte móvel, como já ocorreu em pelo menos uma oportunidade.
Nova ponte definitiva
A ponte sobre o Arroio Grande desabou no final da tarde do dia 30 de abril, no início das enchentes que afetaram o Estado. O trânsito ficou bloqueado no local por mais de um mês, até que a primeira ponte móvel fosse instalada. A instalação da segunda ponte metálica foi definida após o Ministério Público e a comunidade cobrarem uma solução para as longas filas para atravessar o Arroio Grande. A nova ponte definitiva, em concreto, deve começar a ser construída em novembro e ficar pronta no 1º trimestre de 2025, segundo a Rota.
Comments