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Seis dias após temporal, RS tem cerca de 20 mil pontos sem energia elétrica

De acordo com informes divulgados pelas concessionárias na manhã desta segunda-feira (22), são 10 mil clientes na área atendida pela RGE e outros 9,9 mil da CEEE Equatorial

Quase uma semana após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, o estado ainda tem 19,9 mil pontos sem energia elétrica. De acordo com balanços divulgados pelas concessionárias na manhã desta segunda-feira (22), são 10 mil clientes na área atendida pela RGE e outros 9,9 mil da CEEE Equatorial.


A RGE informou que a maioria dos serviços que restam para normalização do fornecimento "são de grande complexidade, devido ao volume de resíduos de vegetação e objetos sobre a rede". A maior concentração de pontos está na Região Metropolitana, segundo a empresa.


"Esses serviços, além de demorados, quando concluídos, permitem religar poucos clientes", esclarece a concessionária.


A CEEE Equatorial afirma que "segue atuando com máxima mobilização de suas equipes de manutenção, a fim de normalizar seus serviços o mais breve possível".

CEEE Equatorial muda previsão


Ao longos dos últimos dias, representantes da direção da CEEE Equatorial mudaram pelo menos três vezes a previsão para o restabelecimento da energia elétrica na área atendida pela empresa.


Na quarta-feira (17), um dia após o temporal, o presidente da companhia, Riberto José Barbanera, disse à RBS TV que a expectativa para o fornecimento total do serviço era "até sexta, sábado".


Na quinta-feira (18), em entrevista ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, o superintendente da CEEE Equatorial, Sergio Valinho, afirmou que a conclusão dos trabalhos de reparo ocorreria no domingo, caso não fosse registrado nenhum evento climático extremo.


No domingo (21), durante entrevista coletiva, Barbanera declarou que "temos expectativa de amanhecer na segunda-feira já com praticamente toda essa crise debelada".


Liminares contra a RGE


Pelo menos duas prefeituras no Rio Grande do Sul ajuizaram ações civis públicas contra a RGE em razão da falta de luz ocasionada pelo temporal. Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e Venâncio Aires, na Região dos Vales, tiveram liminares concedidas pela Justiça neste domingo (21).


A concessionária tem prazo de 24h para restabelecer o fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores destes dois municípios. Em caso de descumprimento, está previsto o pagamento de multa diária em ambas as situações.


Como pedir ressarcimento de equipamentos danificados

Os consumidores que tiveram aparelhos eletrônicos danificados por conta da falta de energia elétrica após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, na última terça-feira (16), podem solicitar o ressarcimento à concessionária responsável pelo serviço. (Saiba, abaixo, como fazer o pedido)


↪️ O primeiro passo é procurar a empresa e relatar o problema. O contato pode ser feito por telefone, internet ou presencialmente. Para agilizar o processo, o cliente pode apresentar documentos como fotos e vídeos.


↪️ A concessionária deverá fazer uma inspeção em até 10 dias. A empresa terá mais 15 dias para informar o consumidor sobre o resultado da solicitação. Se o pedido for aceito, o reparo do equipamento ou ressarcimento será realizado dentro do prazo de até 20 dias.


↪️ Se o pedido não for aceito, o consumidor pode procurar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ou o Procon.


Todos têm direito?


↪️ A resolução da Aneel Nº 1.000, de 7 de dezembro de 2021, estabelece que as distribuidoras não precisam fazer reembolsos quando há decretos de emergência ou calamidade pública vigentes.


↪️ No entanto, a Defensoria Pública garante que, mesmo assim, é possível solicitar o reembolso.


↪️ Ainda segundo o órgão, é possível pedir o abatimento da conta de luz pelos dias sem energia elétrica. As pessoas que trabalham em casa e tiveram perdas provocadas pela falta de energia ou descarga elétrica podem pedir o reembolso.

De acordo com a Aneel, a CEEE Equatorial pagou R$ 33 milhões e a RGE, R$ 34 milhões, em compensações aos consumidores, no ano passado.


Fonte: G1 RS




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