top of page

Temperatura volta a subir, mas semana será marcada pela instabilidade no RS

Em Santiago a semana será com temperaturas em elevação, chegando aos 38ºC na quinta-feira, quando há previsão de 30mm de chuva

Após dias de temperaturas amenas, a semana deve ser marcada pelo calor e pela instabilidade no Rio Grande do Sul.


De acordo com a Climatempo, os termômetros marcarão temperaturas acima dos 30°C em determinadas regiões nos próximos dias, mas a chuva retorna ao Estado logo nesta segunda-feira (20) e há risco de temporal na sexta (24).  


As primeiras precipitações da semana estão previstas para a metade norte do território gaúcho, com pancadas de intensidade moderada a forte no decorrer do dia. Há condições para rajadas de vento, raios e granizo.  


Essa instabilidade será decorrente do calor, da alta umidade que vem do norte e do mar, de um cavado meteorológico — uma baixa pressão relativa e mais alongada nos níveis baixos, médios e altos da atmosfera — e de um ciclone que vem da costa de São Paulo e chega à Região Sul do Brasil.


Mesmo assim, as temperaturas devem subir: em Uruguaiana, a máxima prevista é de 32°C. Em Mostardas, Bagé e Lajeado, os termômetros chegam aos 30°C e, em Porto Alegre, a 29°C. 


— A partir de segunda-feira, volta a esquentar um pouco mais. Até mesmo as madrugadas serão com temperaturas um pouco mais agradáveis, sem aquele frio intenso. Aí durante a tarde, com a presença do sol, a temperatura sobe bem, então as máximas se aproximam de 28°C e 29°C em muitas áreas do Estado — afirma Stefanie Tozzo, da Climatempo.  


Para terça (21), a previsão indica tempo firme nas regiões de Uruguaiana, Santa Maria e na Campanha. Nas demais áreas, ainda há condições para pancadas de chuvas isoladas e passageiras, em decorrência da presença de uma baixa pressão na costa gaúcha que, além de gerar ventanias moderadas pelo Rio Grande do Sul, trará umidade do oceano. As máximas chegam a 33°C em Santa Rosa, Uruguaiana e São Borja neste dia. Na Capital, a temperatura deve ser mais amena, com termômetros variando entre 19°C e 26°C. 


Já a quarta (22) será de tempo firme e bastante variação de nuvens na metade Norte e em toda a faixa litorânea. A possibilidade de chuva permanece para serra gaúcha, região metropolitana de Porto Alegre e norte do RS. 

A partir de quinta (23), a instabilidade se espalha pelo Estado inteiro, mas não derruba a temperatura, segundo Stefanie: 


— Deve seguir abafado ainda, não há previsão de frio. E é uma chuva moderada, por vezes, forte. Pode ter temporal na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, então, pega a região de Santa Rosa.  


Na sexta (24), o potencial para temporal é um pouco mais alto. Muitas regiões gaúchas devem começar o dia com sol, mas a previsão é que a chuva chegue já no final da manhã.  


Confira a previsão do tempo para Santiago

Fonte: MetSul Meteorologia

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page