Trem de alta velocidade ligará Porto Alegre a Gramado em uma hora
- Saimon Ferreira

- 8 de ago.
- 1 min de leitura
Projeto bilionário prevê geração de empregos, modernização da mobilidade e impulso ao turismo na Serra Gaúcha

Um empreendimento ferroviário inédito no Brasil promete transformar a conexão entre Porto Alegre e Gramado, reduzindo o tempo de viagem para apenas 60 minutos. A iniciativa será conduzida pela empresa SulTrens, que planeja investir cerca de R$ 4,5 bilhões, com expectativa de gerar mais de 22 mil empregos diretos e indiretos ao longo da implantação e operação.
O trajeto terá duas vias exclusivas para cada sentido e passará por 19 municípios, beneficiando também outras três cidades. A estrutura contará com 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — incluindo uma travessia sobre a Freeway — e nove túneis. As estações principais ficarão próximas ao Aeroporto Salgado Filho, na capital, e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela.
Com tecnologia híbrida, movida a eletricidade e diesel, o trem busca reduzir a emissão de poluentes, oferecer mais segurança e conforto aos passageiros e desafogar as rodovias da região. A previsão é de que o serviço entre em operação dentro de sete anos, com contrato de concessão válido por 99 anos.
Além de impulsionar o turismo e a arrecadação na Serra Gaúcha, o projeto deve marcar um avanço histórico na infraestrutura de transporte do Rio Grande do Sul. No mesmo anúncio, o governo confirmou a execução de dois novos acessos asfálticos: na ERS-524, em Quevedos, e na ligação entre São José das Missões e a BR-386. Essas obras somam R$ 55 milhões e têm entrega prevista para 2026.






























Comentários