Urnas eletrônicas passaram por auditoria de verificação no Cartório da 44ª Zona Eleitoral
Atualizado: 26 de set. de 2022
Foram escolhidas duas urnas eletrônicas de forma aleatória para verificação dos equipamentos e simulação de uma votação
O Cartório da 44ª Zona Eleitoral de Santiago realizou, na tarde desta segunda-feira (26/09), a auditoria de verificação de urnas com uma amostragem dos equipamentos que serão utilizadas no próximo domingo (02/10), nas eleições.
Estiveram presentes a Juíza Eleitoral da 44ª Zona, Drª Ana Paula Nichel Santos, a Promotora de Justiça, Drª Ana Maria Hahn Souza, a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santiago, Drª Alyne Gioda Noronha, o Chefe do Cartório Eleitoral, Gidião Damian, funcionários do Cartório e imprensa.
Ao todo, são 191 urnas. Desse total, 171 são encaminhadas para as seções eleitorais (136 em Santiago, 10 para Unistalda, 13 em Capão do Cipó e 12 em Itacurubi), e 20 são deixadas como reservas para eventual troca em caso de falha nos equipamentos.
A auditoria é feita para mostrar aos representantes da sociedade civil a segurança, a eficiência e a transparência da eleição feita através da urna eletrônica.
Foram escolhidas de forma aleatória duas urnas e foi realizada uma eleição real. Foi emitida a zerésima antes da colheita dos votos, e após, foi emitido um Boletim de Urna (BU), onde se mostra a votação feita.
Depois as urnas foram encerradas e novamente formatadas para que no próximo domingo (02/10), sejam emitidas novas zerésimas, para que elas possam recolher os votos.
Nossa equipe esteve presente acompanhando, confira CLICANDO AQUI.
Comments