Venda da Corsan é concluída com assinatura de contrato entre governo do RS e grupo Aegea
Empresa foi leiloada no ano passado, mas decisões judiciais adiaram a conclusão do negócio
A venda da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi concluída nesta sexta-feira (7), com a assinatura do contrato de venda e transferência da empresa para o grupo Aegea, vencedor de leilão de privatização realizado no ano passado. A Corsan atende a 317 municípios.
Decisões judiciais, após ação proposta por sindicato, adiaram a conclusão do processo de privatização. Com parecer do presidente do Tribunal de Contas do Estado, nesta semana, o governo encaminhou a etapa que faltava para a conclusão da venda.
A empresa foi vendida à iniciativa privada por R$ 4,151 bilhões. Conforme o governo, o objetivo é assegurar o cumprimento do novo marco legal do saneamento, que prevê a ampliação do acesso à água e saneamento. Conforme o governo, a meta é incompatível com a capacidade de investimento da Corsan.
Ainda de acordo com o governo, o RS possui 20% de coleta e tratamento de esgoto.
Com a transferência da Corsan, o estado passa a atuar como fiscalizador e regulador dos serviços por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs).
Para os primeiros 100 dias de operação, o grupo Aegea promete investimentos de R$ 100 milhões para obras de melhorias.
Comentarios