top of page

Venda da Corsan é concluída com assinatura de contrato entre governo do RS e grupo Aegea

Empresa foi leiloada no ano passado, mas decisões judiciais adiaram a conclusão do negócio

Foto: Ascom/Corsan/Divulgação

A venda da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi concluída nesta sexta-feira (7), com a assinatura do contrato de venda e transferência da empresa para o grupo Aegea, vencedor de leilão de privatização realizado no ano passado. A Corsan atende a 317 municípios.


Decisões judiciais, após ação proposta por sindicato, adiaram a conclusão do processo de privatização. Com parecer do presidente do Tribunal de Contas do Estado, nesta semana, o governo encaminhou a etapa que faltava para a conclusão da venda.


A empresa foi vendida à iniciativa privada por R$ 4,151 bilhões. Conforme o governo, o objetivo é assegurar o cumprimento do novo marco legal do saneamento, que prevê a ampliação do acesso à água e saneamento. Conforme o governo, a meta é incompatível com a capacidade de investimento da Corsan.


Ainda de acordo com o governo, o RS possui 20% de coleta e tratamento de esgoto.


Com a transferência da Corsan, o estado passa a atuar como fiscalizador e regulador dos serviços por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs).


Para os primeiros 100 dias de operação, o grupo Aegea promete investimentos de R$ 100 milhões para obras de melhorias.


Fonte: G1 RS


0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page