top of page

Acumulado de chuvas em Santiago já ultrapassa os 170mm

Este é o maior índice já registrado no mês de setembro na história meteorológica de Santiago

Foto: Igor Muller

Em pouco mais de 72 horas, Santiago já registra mais de 170mm de chuva. O acumulado é um fato histórico para a Terra dos Poetas no mês de setembro, pois se trata do maior acumulado da história.


O último início de setembro com maior índice de chuva foi no ano de 2009, quando na época nos primeiros dias do mês 9 foram registrados pouco mais de 137mm. Em 2010, no mesmo período, foram registrados 118mm. Vale ressaltar que a média do mês no município é de 155mm. Os dados são da Estação Santiago A833 do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), instalada na Fazenda Escola da URI Câmpus Santiago.


ACUMULADOS EM OUTROS MUNICÍPIOS


  • Cruz Alta: 264mm

  • São Luiz Gonzaga: 215mm

  • Itacurubi: 167mm

  • Jaguari - 130mm

  • São Vicente do Sul: 122mm

  • São Borja: 120mm

  • Santa Maria: 106mm


Santiago também figura entre as cidades com maior incidência de raios, sendo a 38ª no ranking do Rio Grande do Sul. No sábado (02/09), foi registrado a queda de 41 raios e no domingo 9.116, segundo dados da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.


RAIO ATINGIU RESIDÊNCIA EM SANTIAGO


Fotos: Redes Sociais - Divulgação

Na madrugada de ontem (03/09, uma residência, no bairro Vista Alegre, foi atingida por um raio. O fato foi registrado por volta da 1h.


De acordo com o proprietário, os estragos poderiam ter sido maiores. Como mostram as imagens, a descarga atingiu a parede da casa e desceu pelo fio da antena externa da televisão, estourando no interior do imóvel.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido e apenas danos materiais foram registrados restando queimados o aparelho televisor, um roteador, uma cômoda e o fogão elétrico. As informações são do pesquisador Cassal Brum.


PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTIAGO


Fonte: MetSul Meteorologia











0 comentário

تعليقات


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page