Defensoria Pública do RS lança cartilha interativa para incentivar o combate ao racismo entre crianças
- Saimon Ferreira

- 3h
- 1 min de leitura
A publicação utiliza a arte como ferramenta de diálogo e reflexão sobre diversidade, respeito e igualdade racial

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) lançou a cartilha interativa “Cores que encantam: aprendendo a valorizar as diferenças”, voltada ao combate ao racismo entre crianças de até 10 anos. A publicação utiliza a arte como ferramenta de diálogo e reflexão sobre diversidade, respeito e igualdade racial, incentivando o aprendizado de forma lúdica e participativa.
Desenvolvida pelo Núcleo de Defesa da Igualdade Étnico Racial (NUDIER) e pela Assessoria de Comunicação Social, a cartilha apresenta histórias em quadrinho, atividades, desenhos e desafios que estimulam o reconhecimento das diferenças e o fortalecimento da autoestima de crianças negras. O material também propõe discussões sobre situações de preconceito e discriminação, promovendo a empatia e o enfrentamento do racismo desde a infância.
O lançamento também marca o começo do Mês da Consciência Negra, movimento iniciado em Porto Alegre que instituiu o dia 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, data oficializada como feriado nacional em 2023.
O material completo pode ser acessado clicando aqui.





























Comentários