Ex-delegado da Draco de São Luiz Gonzaga assume direção da Dicrab no RS
- Saimon Ferreira
- 9 de set.
- 2 min de leitura
Heleno dos Santos tomou posse durante cerimônia na Expointer e reforçou compromisso com o combate aos crimes no meio rural

Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (5), o delegado Heleno dos Santos, ex-titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga, assumiu o cargo de diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab).
A solenidade ocorreu na sede da Federação dos Clubes de Intercâmbio e Trocas de Experiências (Federacite), na Expointer, e contou com a presença do secretário adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda; do chefe de Polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro; da subchefe de Polícia, delegada Adriana Regina da Costa; do diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Cléber dos Santos Lima; além de outras autoridades e convidados.
Em seu discurso, o delegado Heleno destacou a trajetória da criação da estrutura especializada, desde a força-tarefa em 2016 até a consolidação em delegacias regionais.
“Meu objetivo é trabalhar para que cada vez mais as Decrabs funcionem melhor, com mais eficiência e qualidade. Sempre lembrando que a nossa razão de existir é o homem do campo e é esse o meu compromisso ao assumir esta função formalmente”, afirmou.
A Dicrab, criada em agosto de 2024, é vinculada ao Departamento de Polícia do Interior e tem como missão coordenar e fiscalizar o trabalho das Delegacias Especializadas de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrabs).
Atualmente, a divisão conta com unidades em Bagé, Alegrete, Camaquã, Cruz Alta e Santo Ângelo, e projeta novas delegacias em Santo Antônio da Patrulha, Vacaria e Santa Maria.

Natural de Santo Ângelo, Heleno dos Santos é formado em Direito pela URI, atuou em diferentes delegacias do interior e foi titular da Draco de São Luiz Gonzaga. Ele também coordena a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no âmbito da Polícia Civil gaúcha.
Comentários