Jaguari confirma a primeira morte por dengue em 2023
A paciente, 81 anos, tinha comorbidade e morreu em 27 de abril; Total de mortes no Estado chega a 18
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), confirmou, nesta quarta-feira (3), mais três mortes por dengue no Rio Grande do Sul, uma delas em Jaguari, onde uma idosa de 81 anos morreu.
Segundo o Cevs, a paciente de Jaguari, que tinha comorbidade, morreu em 27 de abril. Esta é a segunda morte por dengue este ano na Região Central.
Duas vítimas tinham menos de 60 anos
Os outros óbitos confirmados nesta quarta-feira são de dois homens. Um deles é um paciente de 52 anos, com comorbidade, que morreu em 30 de abril.
O paciente era morador de Não Me Toque, no Planalto Médio. O outro paciente, de 59 anos, também tinha comorbidade, e morreu em 26 de abril. Ele morava em Ibirubá, na região de Carazinho.
Com esses três óbitos, o número de mortes pela doença no Rio Grande do Sul subiu para 18. A Secretaria Estadual da Saúde reitera a importância do diagnóstico da doença assim que surgirem os primeiros sintomas. Assim, segundo a pasta, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retroorbital (atrás dos olhos)
Dor de cabeça
Dor no corpo
Dor nas articulações
Mal-estar geral
Náusea
Vômito
Diarreia
Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
Governo gaúcho pede que moradores limpem locais
O governo estadual também reforça que a população deve estar atenta às principais medidas de prevenção, como a limpeza e revisão de áreas interna e externa das residências ou apartamentos e a eliminação de objetos com água parada, locais onde o mosquito Aedes aegypti se prolifera.
Essas ações impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual.
Devido à instabilidade do sistema de informação do Ministério da Saúde, o governo gaúcho não conseguiu atualizar os dados dos últimos dias.
RS tem mais de 9,3 mil casos
Na última atualização, ocorrida em 27 de abril, o Rio Grande do Sul aparece com 9.343 casos confirmados da doença, dos quais 8.573 resultaram de contágios dentro do Estado.
Em 2022, o Rio Grande do Sul registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado.
Fonte: Paralelo 29 (Com informações do governo do RS)
Comments