top of page

Novo prédio do Fórum de Jaguari é inaugurado

A cerimônia ocorreu na tarde da última terça-feira (06/07)

Foto: Márcio Daudt

"A Justiça é a última esperança daqueles que tiveram seus direitos sonegados ou lesados, razão pela qual a resposta, no caso a prestação jurisdicional, deverá ser célere e efetiva, mas, sobretudo, com olhar empático e humano".


A declaração foi da Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira,  na tarde desta terça-feira (06/9), durante a cerimônia de inauguração do novo prédio do Foro da Comarca de Jaguari, que tem  a denominação de "Desembargador Clademir José Ceolin Missaggia", em homenagem póstuma ao magistrado jaguariense falecido no primeiro bimestre de 2020.


"A existência de uma estrutura física moderna, funcional e confortável é imprescindível para a boa realização da Justiça. As pessoas que se dirigem aos prédios do Judiciário devem ser bem acolhidas, aguardando a realização dos atos processuais confortavelmente, assim como devem ser tratadas com a máxima gentileza", disse a Desembargadora, acrescentando que "ao  mesmo tempo, magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, terceirizadas e terceirizados também devem ter à disposição um ótimo ambiente de trabalho, que permita oferecer o melhor à  respectiva comunidade".


Emocionada com o ato que lotou as dependências do Salão do Júri, a Presidente lembrou da trajetória no Desembargador Clademir. "Trata-se de magistrado que honrou o Judiciário gaúcho, um cidadão extremamente culto, que se notabilizou pela sua alta produtividade e seu espírito humanista , destacando-se em todas as áreas em que atuou, tanto na jurisdição de 1º e de 2º graus, como na Administração,  quando ocupou o cargo de Juiz-Corregedor", disse ela, recordando que o ato de nomeação do prédio foi aprovado pelo Órgão Especial do TJ em setembro de 2020, com base em proposição encaminhada pela Prefeitura de Jaguari.


Foto: Márcio Daudt

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, em sua manifestação, falou da modernidade nas instalações do novo Foro, que possui uma configuração especial no conceito de espaços modulados, permitindo a expansão ou diminuição das atividades conforme as necessidades. "Também estamos cada vez mais na era da modernização com o nosso eproc e a digitalização de processos físicos, tornando a jurisdição mais célere, algo que é extremamente importante para a sociedade", afirmou o Desembargador, desejando boa sorte e sucesso ao Juiz de Direito Daniel Nepomuceno, que deverá assumir a Comarca na próxima semana.

Foto: Márcio Daudt

Já a Diretora do Foro da Comarca de Jaguari, Juíza Ana Paula da Silva Tolfo, em seu pronunciamento, elogiou o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Infraestrutura (DINFRA) do TJ, bem como o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça. "Fizemos uma força-tarefa que garantiu a realização desta obra que irá beneficiar toda a sociedade local e da região", afirmou a magistrada, elogiando também os servidores e estagiários do Foro de Jaguari.

Foto: Márcio Daudt

O Prefeito de Jaguari, Roberto Carlos Boff Turchiello, no seu discurso, também ficou emocionado ao lembrar da trajetória do Desembargador Clademir. "Um homem estudioso e que sempre estava disponível para ajudar as pessoas que necessitavam de apoio", recordou. Ele afirmou que "a solenidade de hoje é histórica em função da alegria de ver a beleza da nova edificação, aliada à presença de tantas autoridades do Tribunal de Justiça que vieram de Porto Alegre para o município. 


O Presidente da Câmara Municipal de Jaguari, Vereador Ézio Jocelito da Silva, por sua vez, também reforçou a importância da data para a comunidade local e a justa homenagem póstuma ao Desembargador Clademir.


A representante do Ministério Público Estadual, Procuradora de Justiça Luciana Maria Alice, viúva do Desembargador Clademir, em sua manifestação, agradeceu a homenagem feita pelo Judiciário com a denominação do novo prédio do Foro. "Minha profunda gratidão ao Judiciário e à Prefeitura pela iniciativa de lembrar de um filho desta terra que sempre tinha muito orgulho da sua cidade, sendo um homem movido pela fraternidade, com muita fé na capacidade humana". Ela recordou ainda que, "como salientou o Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, relator no Órgão Especial do processo para a homenagem póstuma, o Clademir era intransigente na defesa dos direitos humanos e procurava quebrar paradigmas com muita energia e convicção, honrando sua missão neste mundo".

Foto: Márcio Daudt

Também participaram da solenidade a representante da OAB do Rio Grande do Sul, Alyne Noronha, a 3ª Vice-Presidente do TJ, Desembargadora Lizete Andreis Sebben, a Presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, o Desembargador Luciano André Losekann, a Juíza-Corregedora Coordenadora Cristiane Hoppe, os Juízes-Corregedores André de Oliveira Pires, Coordenador da Região, Luís Antônio de Abreu Johhson e Carla Patrícia Boeschetti Marcon, o(a)s Diretores(as) dos Foros das Comarcas de Santa Maria, Juiz Vinícius Borba Paz Leão, de Cacequi, Juíza Tainá Guimaraês Ezequile, e de São Pedro do Sul, Michel Martins Ajorna,  além do Presidente da AJURIS, Desembargador Claudio Luís Martinewski,  do Diretor-Geral do TJ, Sandro Borba, do Diretor-Geral Adjunto, Paulo Eduardo Panassol, do Diretor do DINFRA, Giovani Lino, além de autoridades locais.


O novo Foro de Jaguari tem espaço para a instalação de uma Vara, podendo receber mais uma a partir da ampliação do segundo pavimento do Módulo Juridicional. Possui Salão do Júri, Sala de Audiências, Copas e área enclausurada para a SUSEPE, em prédio acessível e com itens sustentáveis em sua construção, como o sistema de reaproveitamento de águas pluviais e mecanismos que otimizam o uso de energia.

Foto: Márcio Daudt

Texto: Renato de Oliveira Sagrera - TJRS

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page