Alegrete já registra mais de 125mm nas últimas 72 horas e Rio Ibirapuitã está em inundação
- Saimon Ferreira

- 27 de mai.
- 2 min de leitura
Casal foi resgatado pelos bombeiros após carro ser arrastado pela correnteza no interior do município

A Defesa Civil de Alegrete emitiu um boletim por volta das 7h desta terça-feira (27/05), onde atesta que o Rio Ibirapuitã havia atingido a Cota de Atenção e o órgão já se preparava para uma iminente inundação em áreas alagadiças da cidade.
O nível do rio atingiu 8.23 metros às 7h15min, numa média de 10 centímetros a cada hora. Com os dados, é possível que ainda nesta terça-feira (27), entre em Cota de Alerta (8.50m).
De acordo com o diretor da Defesa Civil no município, Adão Roberto, está mantida uma força-tarefa desde a última enxurrada. As áreas estão sendo monitoradas, vistorias nos locais ribeirinhos e auxílio as pessoas com casas próximas ao rio.
A Defesa Civil está com os telefones 55-3120 1065 ou 55-99158 9544 e 55-9995 66385.
Na madrugada desta terça-feira a chuva retornou por volta das 4h30min e até às 8h30min, foram 23mm de chuva. Nas últimas 24 horas já são 48.8mm e contabilizando às 72 horas, o acumulado é de 129mm. Em Santana do Livramento, onde está a nascente do Rio Ibirapuitã nas últimas 24 horas foram 23,4mm e o acumulado nas 72 horas é de 40.2mm.
A previsão pelo site Climatempo estima 42mm para esta terça-feira, com chuva forte acompanhada de trovoadas no período da noite. Para quarta-feira (28), mais um dia chuvoso com precipitação na casa dos 35mm.
Para o mês de maio, a chuva média é de 123mm. Até o dia 27, já choveu 385 mm em Alegrete em maio/2025, o que representa 313% da média normal para o mês.
Casal é resgatado pelos bombeiros após carro ser arrastado pela correnteza no interior

Na noite de domingo (25), o Corpo de Bombeiros de Alegrete realizou o resgate de um casal, cujo veículo foi arrastado pela correnteza ao tentar atravessar o desvio da ponte sobre o arroio Capivari, na estrada do Frigorífico, uma rota alternativa na RS-507.
Conforme informações apuradas pela redação do Portal Alegrete Tudo, o condutor relatou que havia se deslocado para o interior no sábado (24). Ao retornar no dia seguinte, devido à interdição da ponte principal, seguiu pelo desvio. Apesar da presença de água na via, acreditou ser possível completar a travessia.
Durante o trajeto, ao atingir aproximadamente a metade do caminho, percebeu que o fluxo da água estava empurrando o Gol. Tentou recuar, mas não conseguiu. O veículo foi arrastado por um trecho e acabou caindo em um desnível, ficando preso.
O motorista conseguiu sair por conta própria, mas a passageira permaneceu no interior do Gol. Diante da situação, ele acionou os bombeiros, que efetuaram o salvamento da mulher. Posteriormente, um guincho foi utilizado para retirar o carro do local. Apesar do susto, ninguém se feriu.






























Comentários