Chuvas deixaram pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul
- Saimon Ferreira

- 4 de ago
- 2 min de leitura
Segundo boletim da Defesa Civil do Estado, 17 cidades reportaram danos desde a última sexta-feira

As chuvas que ocorreram no Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira deixaram 12 pessoas desalojadas, que foram obrigadas a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Estado. De acordo com o Boletim da Defesa Civil (DC) do RS, às 7h, desta segunda-feira, apontava a cidade de Taquari com o maior número de moradores que tiveram que deixar suas residências e foram para casa de amigos ou parentes, com oito pessoas. Duas pessoas tiveram que deixar suas casas em Cachoeira do Sul e uma em Arroio Grande e Santa Maria.
Ao todo, 17 municípios reportaram danos a DC. Somente no domingo, oito cidades enviaram para o órgão informações de problemas devido aos eventos climáticos. Em Taquari, um transbordamento de um açude afetou uma residência. Uma queda de uma ponte de madeira no bairro Passo da Aldeia foi registrado.
Na madrugada de domingo, em Santa Maria, uma residência desabou devido às fortes chuvas e deixou uma pessoa desalojada. Em Paulo Bento, danos na rede elétrica de prédio onde funciona uma unidade básica de saúde, causados por descarga elétrica, resultou na queima de equipamentos elétricos e eletrônicos. Local foi isolado para reparos e atendimento deve ser retomado na manhã de segunda-feira.
Em Lajeado, raios derrubaram uma árvore, causando a total obstrução de uma via pública e danos na rede de energia elétrica da região. Em Faxinal do Soturno, no trecho da ERS 348, que liga São João do Polêsine e Ivorá, próximo as galerias onde passa o arroio Guarda-Mor, ficou submersa pela água e obstruiu completamente a passagem de veículos. A prefeitura usou as redes sociais para pedir para a população usar a Rota do Sol para um deslocamento seguro.
Trecho da BR 153, em Cachoeira do Sul, teve bloqueio parcial da pista. No município, duas pessoas ficaram desalojadas. Em Agudo, acessos provisórios que ligam a região Norte da cidade foram bloqueados. Em Rosário do Sul e em Sobradinho, residências ficaram alagadas. As demais ocorrências foram registradas no sábado ou ainda na sexta-feira.
Ainda de acordo com o boletim da Defesa Civil, utilizando como fontes as estações do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Nacional de Águas (Ana), nas últimas 54 horas, choveu 134,8 mm em Três Passos; 125,8 mm em Erval Seco; 125,6 mm em Frederico Westphalen e 122,2 mm em Seberi.
As maiores rajadas de vento registradas pelas estações do Simagro-RS, Inmet e Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica - DECEA (Redemet), entre a meia-noite de sexta-feira e às 6h de hoje, foram 103,7 km/h em Jaguarão; 90,7 km/h em Bagé e 83,7 km/h em Alegrete.






























Comentários