Frente fria trará chuva e nova queda de temperatura no RS
- Saimon Ferreira
- há 12 horas
- 2 min de leitura
Precipitação, no entanto, não deve ser forte no território gaúcho

Uma frente fria vai avançar com aumento de nebulosidade e chuva, mudando o tempo no Rio Grande do Sul entre esta quarta e a quinta-feira, de acordo com o prognóstico do tempo da MetSul Meteorologia. Não se trata de uma frente fria de intensa atividade, mas o sistema frontal deve provocar chuva em todas as regiões gaúchas, precedendo a incursão de uma massa de ar frio que não chega a ser de forte intensidade.
Conforme a previsão do tempo da MetSul, a mudança do tempo pela frente deve ter início ainda na tarde desta quarta-feira com chuva localizada em pontos do Oeste gaúcho enquanto na maioria das regiões gaúchas o sol aparece com nuvens e temperatura alta pelo quadro pré-frontal.
Até o final da quarta-feira, a frente se desloca com chuva pelo Sul e pontos do Centro gaúcho, mantendo a instabilidade no Oeste do estado. Entre a madrugada e a manhã da quinta-feira, o sistema traz instabilidade com muitas nuvens e chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul, inclusive para a Grande Porto Alegre que deve ter a mudança do tempo entre o fim da madrugada e o começo da manhã da quinta.
No decorrer da quinta-feira, espera-se melhora do tempo no Oeste e no Sul, mas no Sul do estado a melhoria será temporária porque deve voltar a chover com a circulação de umidade de uma área de baixa pressão.
Esta baixa pressão, que acompanha a frente fria, trará vento moderado com rajadas por vezes no ingresso de ar mais frio durante a quinta-feira, o que trará não só temperatura, mas também sensação térmica baixa.
Na sexta-feira, o tempo firma em grande parte do Rio Grande do Sul, mas a baixa pressão na costa ainda traz chuva isolada em pontos da Metade Leste gaúcha, que se alternará com sol em vários pontos.
Os dados, em geral, indicam que esta frente fria, que se reitera não é intensa, deverá provocar chuva com volumes baixos na maioria das localidades. Assim, não se repete o cenário de junho de sistemas trazendo altos volumes com cheias de rios.
Na Metade Norte gaúcha, os volumes de chuva devem ser ainda mais baixos. Onde chover em Santa Catarina e no Paraná, a tendência é que os acumulados de precipitação sejam baixos ou muito baixos, no geral.
A frente fria, como é destacado, não terá forte atividade. Isso reduz o risco de ocorrência de tempo severo. No entanto, haverá ar quente na dianteira do sistema frontal, o que não permite se descartar a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical. Assim, o risco de tempo severo será baixo e qualquer ocorrência localizada.
Comments