Professora da URI Santiago representa o Estado na 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres
- Saimon Ferreira

- 13 de out.
- 2 min de leitura
Rosangela Montagner esteve em Brasília durante evento que reuniu milhares de mulheres e debateu sobre direitos, igualdade e políticas públicas no Brasil

A professora Rosangela Montagner, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, participou, como representante estadual, da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (5ª CNPM), que ocorreu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro no Centro Internacional de Eventos de Brasília.
O evento, que teve como tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, contou com a presença de aproximadamente quatro mil mulheres de diferentes regiões do país.
Organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional de Políticas para Mulheres, em parceria com entidades federativas e a sociedade civil, a conferência marcou o retorno das conferências nacionais após quase uma década de interrupção. O evento teve uma programação diversificada, com debates, painéis temáticos, atividades culturais, mostras de economia solidária e criativa, lançamentos de publicações e exposições artísticas, destacando o caráter democrático e plural da conferência.

Na cerimônia de abertura, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, estiveram presentes, acompanhados por outras ministras, como Marina Silva, Gleisi Hoffmann, Sonia Guajajara, Anielle Franco, Esther Dweck, Simone Tebet, Macaé Evaristo e Luciana Santos, além de representantes das Marchas e da presidência do Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM). O regulamento da conferência foi aprovado logo no primeiro dia de evento.
Nos dias seguintes, foram discutidos temas como justiça de gênero, autonomia econômica, violência contra a mulher, impactos das mudanças climáticas, e políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde e educação. A programação também incluiu espaços para diálogo e plenárias de votação das propostas geradas nas etapas municipais, estaduais e livres, realizadas ao longo do ano em todos os estados brasileiros.
A advogada Josieli Miorim, integrante do Conselho Estadual de Políticas para Mulheres, também participou da conferência, representando Santiago.
Para a professora Rosangela Montagner, a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude é um momento de grande importância.
“É um momento de construção coletiva, onde as demandas levantadas vão contribuir para a elaboração do próximo Plano Nacional de Políticas para Mulheres, definindo propostas e estratégias para a implementação de políticas públicas que promovam direitos e igualdade para todas as mulheres do país”, afirmou a docente.






























Comentários