Seminário reforça a importância de políticas sociais para enfrentamento da vulnerabilidade
top of page

Seminário reforça a importância de políticas sociais para enfrentamento da vulnerabilidade


O evento ocorreu no município de Restinga Seca e foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)

Foto: Fredy Vieira/Ascom Sedes

Com foco em debater políticas sociais para o enfrentamento à vulnerabilidade, foi realizado nesta semana, em Restinga Seca, o 1º Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).


O secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, ressaltou que o seminário marca um importante passo no fortalecimento das políticas sociais no Rio Grande do Sul, consolidando o compromisso do Estado com o desenvolvimento e bem-estar de sua população.


“O seminário foi uma oportunidade ímpar para debater o contexto e as perspectivas das políticas de assistência e desenvolvimento social no Estado. Estamos comprometidos em promover um espaço de discussão e aprendizado, reunindo gestores, técnicos e especialistas para compartilhar experiências e buscar soluções para os desafios enfrentados na área social. Ao longo das discussões e trocas de ideias, pude perceber a importância de abordarmos questões cruciais que afetam diretamente a vida de milhares de pessoas. Desde a busca por soluções inovadoras até a reflexão sobre os desafios enfrentados, cada momento foi enriquecedor e inspirador", afirmou.

Durante os três dias, foram realizadas oficinas e palestras sobre políticas sociais. O objetivo do encontro, destinado a gestores e técnicos, foi debater o contexto e as perspectivas das políticas de assistência e desenvolvimento social no Estado.


“O diálogo entre os diversos atores sociais presentes no evento proporcionou uma visão ampla das necessidades e demandas da nossa sociedade. Foi gratificante ver como diferentes perspectivas e experiências foram integradas para construir propostas mais sólidas e abrangentes. A diversidade de opiniões e o comprometimento de todos os envolvidos demonstraram o quanto é possível avançar quando trabalhamos juntos em prol do bem comum. Ao final do evento, saio com a convicção de que o caminho para o fortalecimento das políticas sociais em nosso Estado passa, necessariamente, pelo aprimoramento do debate e pela busca constante por soluções inovadoras e inclusivas”, contextualizou Fantinel.
Foto: Fredy Vieira/Ascom Sedes

Os desafios no atendimento de jovens foi o tema de Ações para a juventude na política de assistência social, atividade conduzida pela analista de políticas públicas do Departamento de Políticas para a Juventude (DPJ) da Sedes, Bruna Koerich, acompanhada da pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Juventudes e Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paula Moura, e do coordenador da Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (CUFA/RS), Junior Torres. No encontro, foram debatidos elementos como financiamento de políticas públicas, capacitação especializada e entendimento acerca dos jovens.


Para o Diretor do Departamento de Políticas para Juventude (DPJ) da SEDES, Igor Tambara, o debate sobre políticas públicas para a juventude é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.


“Este seminário nos proporcionou expandir o conhecimento acerca dos nossos jovens e nos mostrou, mais uma vez que, debater políticas públicas para a juventude significa investir no presente e construir o futuro. Abrindo caminhos para a geração de oportunidade, emprego e renda e, assim, superando alguns desafios do dia a dia”, enfatizou Tambara.

Texto: Asscom Sedes





0 comentário
PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page